Geral
Alta complexidade. Hospital Infantil tá ‘quabis’ em cirurgias cardíacas
Uma cirurgia de alta complexidade realizada pelo renomado cirurgião cardíaco Marcelo Biscegli Jatene, marcou a abertura oficial do Serviço de Cardiologia Pediátrica no Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP). O procedimento foi considerado um sucesso. O Hilp começou a fazer cirurgias cardíacas em agosto. Jatene é professor associado da Disciplina de Cirurgia Cardiovascular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Diretor da Unidade Cirúrgica de Cardiologia Pediátrica do Instituto do Coração (InCor).
O diretor do HILP, Dr. Ribamar Bandeira, declara que o Serviço de Cardiologia representa um avanço significativo na capacidade de atendimento às crianças com doenças cardíacas na região. “Nossa equipe está pronta para realizar tratamentos de ponta e cirurgias complexas que anteriormente exigiam deslocamentos para outros estados. E a presença do Prof. Marcelo Jatene, uma autoridade internacional em cirurgia cardíaca pediátrica, é um marco que destaca a relevância desse evento para a comunidade médica e a população”, afirmou.
O chefe da equipe de cirurgia, Dr. Sebastião Martins, disse que Marcelo Jatene é reconhecido por suas habilidades cirúrgicas excepcionais e vasta experiência em cirurgias cardíacas pediátricas. “Ele tem experiência com ênfase em cirurgia cardiovascular e cirurgia de cardiopatias congênitas”, declarou.
O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, explica que o novo serviço de cirurgias cardíacas no HILP integra a Linha de Cuidado da Cardiopatia Congênita, que faz parte do Plano de Expansão da Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI).
“O serviço foi projetado com tecnologia de ponta e equipe médica altamente qualificada, dedicada exclusivamente ao cuidado cardíaco de crianças e adolescentes. O objetivo é oferecer diagnóstico precoce, tratamento abrangente e cirurgias de alta complexidade para pacientes pediátricos com doenças cardíacas congênitas e adquiridas”, declarou.
O serviço dispõe de uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, laboratórios de última geração para exames diagnósticos, equipe multidisciplinar de cardiologistas pediátricos, enfermeiros especializados e outros profissionais de saúde, todos focados em proporcionar o melhor atendimento possível às crianças.
“Esse serviço irá melhorar a humanização, pois não será necessário a criança e seus familiares se deslocarem para outro estado. É um ganho para a saúde do nosso estado que irá atender de forma mais rápida, proporcionando uma melhor assistência para os bebês que nascem com cardiopatia congênita” destaca Antonio Luiz secretário Estadual da Saúde.
Marcelo Jatene elogiou a iniciativa do Piauí.
“Essa é uma iniciativa fundamental para a população do Piauí e o objetivo é que esse serviço seja referência para as crianças com cardiopatia congênita que são atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse o cirurgião cardíaco Marcelo Biscegli Jatene.
Fonte: Ascom / Repórter: Claúdia Bezerra
-
Polícia5 dias atrás
Ladrões agora ‘tão é bonitos’, com as câmeras do Chico Lucas pra todo lado
-
Política7 dias atrás
Câmara dos Deputados: Rafael é personalidade nacional em destaque
-
Geral4 dias atrás
Os ‘mimizentos’ agora infartam! PI lidera crescimento da renda per capita
-
Geral3 dias atrás
Óia aí, big brother nas escolas do Piauí. Sorria você tá sendo filmado!
-
Geral4 dias atrás
Parceria da deputada Cláudia garante atendimento social em Matões
-
Geral6 horas atrás
Ferdinando, Nonatinho e Alex com o ministro Juscelino em Brasília
-
Geral6 horas atrás
Governador Rafael assina Pactos de Políticas Públicas pelo Piauí