Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Prefeitura de Timon distribui mais de 500 carteiras de identificação para autistas

Publicado

em

No próximo dia 13 de setembro, a Prefeitura de Timon realizará um evento de grande importância para a comunidade local, com a entrega de mais de 500 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Essa iniciativa é conduzida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SEMDHC) em colaboração com o Procon de Timon, que oferece a emissão gratuita deste documento fundamental. A ação tem como objetivo principal promover a inclusão e garantir os direitos dessa parcela da população.

A cerimônia de entrega das Carteiras do Autista está marcada para começar às 8h e acontecerá no Centro de Formação Wall Ferraz, situado em Timon. Esses documentos são um passo significativo na promoção da inclusão e no reconhecimento dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

As Carteiras do Autista exibirão informações vitais, incluindo dados pessoais, o nome do responsável legal e a indicação da condição de espectro autista. Além disso, elas destacam as leis que garantem os direitos dessas pessoas. Vale ressaltar que Timon já possui a Lei Municipal 2161/2019, que concede prioridade de atendimento a indivíduos com TEA em diversos setores, incluindo saúde, educação e assistência social. Esta prioridade também se aplica a estabelecimentos privados, como supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral.

Embora o cadastro para a emissão deste lote de carteiras tenha sido realizado previamente, a emissão do documento continua sendo realizada presencialmente no Procon de Timon, localizado no Cocais Shopping. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30, e requer a apresentação dos seguintes documentos:

  • Laudo médico assinado por um especialista em neurologia ou psiquiatria;
  • Termo de Responsabilidade Legal;
  • Comprovante de Residência;
  • RG (do autista e do pai, mãe e/ou responsável legal);
  • CPF (do autista e do pai, mãe e/ou responsável legal);
  • Número de Inscrição Social (NIS);
  • Cartão do SUS;
  • Foto 3 x 4.

Fonte: Ascom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905