Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Sesapi realiza 9° Mamaço para estimular doação de leite humano

Publicado

em

No último sábado, o Teresina Shopping se transformou em palco de um evento significativo: o 9° Mamaço, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) por meio do Comitê Estadual de Aleitamento Materno. Este evento marcou o encerramento das atividades do “Agosto Dourado,” um mês repleto de ações voltadas para a promoção do aleitamento materno e da doação de leite humano.

O Mamaço, que já se tornou uma tradição com mais de uma década de existência, reuniu aproximadamente 50 mães, todas unidas por um objetivo comum: promover a amamentação e a doação de leite humano.

Um destaque especial foi dado às duas novas salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta, abertas recentemente no Teresina Shopping. Consolação Nascimento, coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente da Sesapi, e presidente do Comitê Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno, destacou a importância dessas salas, enfatizando que o Teresina Shopping é pioneiro nessa iniciativa a nível nacional.

A diretora da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Carmem Ramos, enfatizou a relevância do leite humano para bebês prematuros, que têm taxas preocupantes de nascimentos antes do tempo certo no Brasil e no Piauí, atingindo 12% no estado. Ela ressaltou que a doação de leite humano desempenha um papel vital na recuperação desses bebês e na promoção de sua saúde a longo prazo.

Vanessa Paz, coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) da MDER, compartilhou dados impressionantes sobre a quantidade de leite doado e seu impacto. No mês de julho, a Maternidade Dona Evangelina Rosa recebeu 173 litros de leite doado, beneficiando 176 bebês prematuros e de baixo peso internados.

Durante o evento, as doadoras de leite humano foram homenageadas e participaram de uma exposição de cerâmica com peças relacionadas à amamentação, promovida pela Cooperativa de Mulheres do Polo Cerâmico do bairro Poti Velho. Além disso, houve orientações sobre saúde bucal na primeira infância, doação de leite, doações de frascos e conservação do leite para doação.

Ana Caroline Vilarinho Lima, uma das mães doadoras, compartilhou sua experiência e ressaltou a importância desse gesto solidário. Para ela, a doação de leite humano é um ato de amor que pode ter um impacto imenso na vida de outros bebês.

Além de doar diretamente no banco de leite, as mães que residem no entorno das maternidades do Dirceu Arcoverde, Buenos Aires e Satélite, em Teresina, têm a opção de procurar os postos de coleta de leite humano nessas localidades. Para ser uma doadora, é necessário estar alimentando seu bebê em livre demanda, estar saudável, não tomar medicamentos que interfiram na amamentação, residir em Teresina ou Timon e possuir a caderneta de gestante com os exames do último trimestre atualizados.

As interessadas em se cadastrar como doadoras podem entrar em contato através do número de WhatsApp (86) 99498-5120 ou pelas redes sociais: Instagram @bancodeleitethe e Facebook: Banco de Leite THE.

O 9° Mamaço se consolidou como um evento fundamental para conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de leite humano, proporcionando um futuro mais saudável para os bebês prematuros e de baixo peso. O ato de doar leite vai muito além da solidariedade, é um gesto que pode salvar vidas e promover o bem-estar de crianças em todo o estado do Piauí.

Fonte: Ascom/Repórter: Elisângela Pegado

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905