Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Semec lança o novo Currículo da Educação Infantil de Teresina

Publicado

em

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), realiza nesta sexta-feira (25/08/2023), às 8h, no Auditório do Tribunal de Justiça do Piauí, o novo Currículo da Educação Infantil do município. Um dos principais destaques do documento é sua total sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2017.

Resultado de uma abrangente pesquisa, o novo Currículo tem como objetivo central oferecer à sociedade teresinense um guia sólido para aprimorar a qualidade da educação nas primeiras etapas de formação. As Diretrizes Curriculares do Município de Teresina, em vigor desde 2008, foram revistas e aprimoradas.

“A reformulação está pautada na definição de que o currículo, segundo a BNCC, tem papel complementar para assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica, uma vez que tais aprendizagens somente se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo”, diz o secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso

O novo Currículo da Educação Infantil dispõe de cinco cadernos: Introdução; Bebês; Crianças bem Pequenas; Crianças Pequenas; e Boas Práticas. O intuito é que cada um deles seja um guia prático para a prática pedagógica, oferecendo orientações precisas para enriquecer a jornada educativa de bebês e crianças, promovendo uma educação pública de qualidade.

Para sua elaboração foram realizadas análises minuciosas das Diretrizes Curriculares Municipais em vigor, pesquisa de documentos legais relacionados à educação infantil, estudo aprofundado da BNCC, bem como a investigação de contribuições teóricas, como a Neurociência. Foram realizados ainda estudos comparativos com currículos adotados por outros municípios e oficinas práticas e propositivas com gestores, pedagogos, professores e técnicos da Semec.

Fonte: Ascom Semec

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905