Por práticas semelhantes as que ocorrem no Sindicato dos Empresários de Ônibus de Teresina (Setut), a diretoria do SET – Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís, Maranhão, está sendo destituída nesta manhã de sexta-feira (27/11).
O sistema de transporte de passageiros nas capitais do Maranhão e Piauí gerenciam recursos públicos, com base na Lei Federal do Vale Transporte. No entanto, em Teresina existe a denúncia de “rachadinha” entre o Setut e a gestão da Prefeitura Municipal, sem o devido repasse aos empresários que prestam o serviço de transporte de passageiros.
Em São Luís, os empresários que prestam o serviço se rebelaram por não receberem o seus pagamentos de forma devida e se reuniram, nesta manhã de sexta-feira, para destituir o atual presidente José Gilson Caldas Neto, o Gilsinho, que é proprietário da empresa Ratrans, que integra o Consórcio Central da capital maranhense.
Já em Teresina, a situação, segundo denunciam de empresários do próprio sistema “é muito mais cabeluda e envolve uma relação promiscua entre o Poder Público Municipal e o sindicato”.
O Ministério Público Estadual do Piauí ainda não se manifestou sobre o caso. O dinheiro público entra na história quando a lei federal estipula que o trabalhador pague apenas 6% do valor da passagem, o complemento é feito com dinheiro público.
We bring you the best Premium WordPress Themes that perfect for news, magazine, personal blog, etc. Check our landing page for details.
Learn more