Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Mais de 500 pessoas são cadastradas em mutirão que vai emitir Carteira de Autista em Timon

Publicado

em

O município de Timon, no Maranhão, está dando um importante passo para garantir a inclusão e o reconhecimento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No primeiro mutirão de cadastramento para emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), 510 autistas foram cadastrados, e o documento será distribuído em parceria entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SEMDHC) e o Viva Procon.

O período de cadastro no primeiro mutirão já se encerrou, e as primeiras carteiras para os autistas de Timon estão em processo de confecção. A data de entrega está marcada para o dia 30 de agosto, às 8h, no Centro de Formação Wall Ferraz.

A Ciptea tem como objetivo principal garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade de acesso aos serviços públicos e privados para as pessoas com TEA, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social, mediante a apresentação do documento.

E para quem perdeu o mutirão, a boa notícia é que a emissão da carteira do autista continuará sendo realizada gratuitamente em Timon. A partir de setembro, as pessoas com TEA ou seus responsáveis poderão se dirigir ao Procon, localizado no Cocais Shopping. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. É necessário apresentar a seguinte documentação:

  • Laudo médico assinado por um médico especialista em neurologia ou psiquiatria.
  • Termo de Responsabilidade Legal.
  • Comprovante de Residência.
  • RG (do autista e do pai, mãe e/ou responsável legal).
  • CPF (do autista e do pai, mãe e/ou responsável legal).
  • Número de Inscrição Social (NIS).
  • Cartão do SUS.
  • Foto 3 x 4.

Essa iniciativa representa um importante avanço na promoção da inclusão e no reconhecimento das necessidades das pessoas com TEA em Timon, garantindo-lhes um acesso mais igualitário e adequado aos serviços e direitos a que têm direito.

Fonte: Ascom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905