Geral
Prefeitura de Timon introduz o Projeto de Mediação de Conflitos Escolares
Em um novo passo na luta contra a violência nas escolas, a Prefeitura de Timon lançou, em 8 de agosto, uma iniciativa significativa. Por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), a Escola Pedro Falcão Lopes foi escolhida para dar início ao Projeto Piloto de implantação do Núcleo de Mediação de Conflitos Escolares (NUMECE).
O projeto-piloto será avaliado ao longo de 3 meses e, posteriormente, será expandido para outras instituições da rede municipal de ensino. Essa ação também visa combater o bullying escolar, um dos principais catalisadores de conflitos nas escolas.
“Haverá um mediador no Núcleo, cuja função é ouvir, acolher e intermediar os conflitos existentes, permitindo que os jovens assumam responsabilidade por seus atos e desenvolvam maturidade para conduzir diálogos, respeito e empatia diante das divergências de opiniões. Outro elemento crucial para o Núcleo é uma pessoa que estará presente diariamente na escola, interagindo com os jovens. Essa pessoa será a referência entre o mediador e as situações conflituosas observadas ao longo da semana”, explicou Hylanna Vilanova, assistente social e coordenadora do projeto.
O NUMECE é fruto da parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Núcleo de Apoio ao Educando (NAE). Este projeto se soma a outras iniciativas implementadas pelo município com o objetivo de promover um ambiente escolar mais harmonioso.
“São diversos projetos com essa finalidade nas escolas de Timon, e nossa intenção é alcançar cada vez mais instituições, sempre com o mesmo propósito de resolver esses conflitos. São questões pequenas que, se não forem tratadas, podem se tornar grandes problemas. Este é mais um projeto que nos auxilia, pois é por meio da educação que transformamos a sociedade em um lugar melhor”, afirmou o Secretário de Educação, Samuel Rodrigues.
Durante seu discurso, o Secretário Interino de Direitos Humanos, Saney Sampaio, destacou a importância dessa iniciativa para o município e enfatizou o papel central dos alunos na disseminação do projeto.
“Este não é um projeto em que simplesmente ensinamos a habilidade de mediar conflitos; vocês serão os protagonistas do projeto. Isso traz duas consequências imediatas: primeiro, vocês adquirirão habilidades que não serão úteis apenas no ambiente escolar, mas também na vida de vocês. A segunda grande responsabilidade é que vocês não serão apenas pioneiros nesse trabalho, vocês se tornarão uma referência”, declarou o secretário, dirigindo-se aos alunos da Escola Pedro Falcão Lopes.
Fonte: Ascom
-
Política7 dias ago
O Cômico, o Trágico e os Ridículos
-
Polícia5 dias ago
Ladrões agora ‘tão é bonitos’, com as câmeras do Chico Lucas pra todo lado
-
Geral7 dias ago
Rafael anuncia concurso gigante com mil vagas na Saúde do Piauí
-
Política6 dias ago
Câmara dos Deputados: Rafael é personalidade nacional em destaque
-
Geral4 dias ago
Os ‘mimizentos’ agora infartam! PI lidera crescimento da renda per capita
-
Geral7 dias ago
Óia aí galera do mi mi mi, PI avança e é ouro em transparência pública!
-
Geral3 dias ago
Óia aí, big brother nas escolas do Piauí. Sorria você tá sendo filmado!
-
Geral3 dias ago
Parceria da deputada Cláudia garante atendimento social em Matões