Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Marternidadezona. Até o TCE tá orgulhoso: ‘é um marco, um grande ganho’

Publicado

em

A conselheira Lilian Martins, representando a Presidência do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, e a conselheira Rejane Dias prestigiaram, na manhã desta sexta-feira (28/07/2023), a solenidade de inauguração da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, localizada na zona Leste de Teresina. O empreendimento reforça a assistência em saúde pública focada na mulher, se tornando a maior maternidade pública do Brasil, com 293 leitos, abrangendo UTI neonatal, UTI neo-intermediária, UTI adulto, centro cirúrgico, salas de parto, entre outros serviços.

“Essa maternidade é uma grande conquista para as mães, para as crianças. É um marco, não somente pela construção física, mas por tudo que representa ao nosso estado. O TCE Piauí se regozija com a população piauiense por esse grande ganho à saúde pública, uma das nossas principais tarefas: assegurar e acompanhar a execução da política pública”, pontuou a conselheira Lilian Martins.

A Maternidade irá funcionar em duas etapas. Neste momento, será entregue a primeira etapa, que contempla a área administrativa e o setor de serviços ambulatoriais. Em outubro, todos os demais serviços entrarão em operação, passando a atender em sua capacidade máxima. Serão 293 leitos, sendo 174 de enfermaria; 30 de UTI neonatal; 30 de UTI neo intermediária (Ucinco); 15 Ucinca – Canguru; 20 UTI adulta; 6 de observação pronto atendimento e 12 de quarto PPP (pré-parto, parto e puerpério). A Maternidade conta ainda com seis salas de Centro Cirúrgico, e três salas do Centro de Parto Normal (CPN), que começarão a funcionar em novembro de 2023.

A nova Maternidade Dona Evangelina Rosa contará com mais de 20 especialidades médicas para garantir a melhor assistência a gestantes e recém-nascidos de alto risco do Piauí. As pacientes que forem reguladas para a unidade terão acesso aos serviços de obstetrícia, pediatria, neonatologia, gastropediatria, neuropediatria, neurologia, neurocirurgia, cardiologia, psiquiatria, endocrinologia, hematologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, terapia intensiva, oftalmologia, anestesiologia, citologia, genética, ginecologia, radiologia e ultrassonografia.

A unidade também ofertará assistência nas áreas de enfermagem obstétrica e neonatal, psicologia, fisioterapia, nutrição, serviço social, terapia ocupacional, fonoaudiologia, biomedicina, farmácia, engenharia clínica e odontologia.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades municipais, estaduais e federais, a exemplo da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Fonte: Ascom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905