Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Piauí. Carretinha de Isabel Fonteles já atendeu 915 crianças

Publicado

em

A Carretinha da Saúde já atendeu 915 crianças de 0 a 6 anos nas regiões norte e sul do estado na primeira semana de atuação do projeto. Os serviços iniciaram nos municípios de Luís Correia e Bom Jesus e fazem parte das ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) por meio do Pacto pelas Crianças. O pacto tem por finalidade planejar e intermediar a implementação de políticas públicas transversais de cuidado com a primeira infância.

São dois veículos que já realizaram 233 atendimentos na área da fonoaudiologia, 242 odontológicos e 440 oftalmológicos. Além das especialidades, o serviço também já prescreveu 97 óculos para crianças, que serão entregues gratuitamente pelo projeto. Os atendimentos acontecem nos turnos da manhã e tarde.

No município de Bom Jesus foram 526 crianças beneficiadas pela ação sendo 129 atendimentos na área de fonoaudiologia, 131 na área de odontologia e 266 na área da oftalmologia. Foram 52 óculos prescritos e 16 carteiras de vacina atualizadas.

“A atualização da carteira vacinal das crianças também é uma das ações que a Secretaria de Estado da Saúde vem desenvolvendo dentro do Pacto pelas Crianças por meio da Carretinha da Saúde”, ressalta a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Leila Santos.

Em Luís Correia, a Carretinha da Saúde atendeu 389 crianças, sendo 104 atendimentos fonoaudiólogos, 111 odontológicos e 174 oftalmológicos. 45 óculos foram prescritos durante os atendimentos.

A primeira unidade seguirá com os atendimentos no município de Bom Jesus até o próximo dia 13 de julho. Atualmente, a carretinha está recebendo as crianças dos municípios de Currais e Santa Luz. No dia 17 de julho, a carreta estará no município de Monte Alegre do Piauí para iniciar os atendimentos.

A segunda unidade da carretinha seguirá com os atendimentos na cidade de Luís Correia até o dia 18 de julho. No município, os atendimentos foram para as crianças residentes em Luís Correia e Cajueiro da Praia. No dia 20 de julho a unidade seguirá para Parnaíba, dando início a primeira etapa dos atendimentos na cidade.

“Temos recebido muitas respostas positivas das famílias e das crianças. Em uma semana já foram detectadas mais de 100 crianças com a necessidade de uso de óculos de grau, e nós estaremos entregando esses óculos para elas. Nos casos em que foram detectados problemas auditivos também serão encaminhados para fazerem o aparelho auditivo ou implante coclear. Cito o exemplo de uma criança com deficiência que necessitava de um óculos de 8 graus e a família não tinha conhecimento dessa necessidade. A Carretinha da Saúde está ajudando as nossas crianças a terem um diagnóstico precoce para que todas as medidas cabíveis sejam adotadas e elas tenham uma  vida mais saudável e feliz”, destaca a coordenadora do Pacto Pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles.

O investimento estimado no serviço para este ano chega a quase R$ 1 milhão, valor que deve dobrar em 2024. Todo o recurso é do Tesouro Estadual.

Fonte: Ascom / Repórter: João Marcelo Ferry

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905