Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Piauí Saúde Digital chega aos índios. Já somam 2,5 mil consultas

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e a Prefeitura de Piripiri inauguraram, nesta terça-feira (4), o espaço de saúde indígena no município. O serviço faz parte do programa Piauí Saúde Digital, que proporciona ambientes com telemedicina para fortalecer a assistência à saúde da população. Localizado na Casa dos Conselhos Jéssica Monteiro Melo, o novo espaço é equipado com consultório específico para a população indígena da região dos cocais. A inauguração faz parte da comemoração dos 113 anos de emancipação política de Piripiri.

O espaço oferece consultas por telemedicina, equipamentos para aferimento de pressão, realização de eletrocardiograma, entre outros exames. Todos voltados para atender à população indígena da região. Durante a inauguração, foi realizada a primeira consulta por telemedicina da unidade, com o cacique da tribo Tabajara, José Guilherme.

O secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz Soares, participou da inauguração e ressaltou que o consultório é mais uma das medidas que o Governo do Estado implanta para gerar um sistema de saúde que atenda a necessidade de todos.

“Ao investir nesse consultório, o Estado fortalece sua responsabilidade em promover a igualdade e a inclusão, assegurando que nenhum grupo seja deixado para trás no acesso aos cuidados de saúde. Esta unidade garante o acesso aos serviços de saúde para a população indígena do Território dos Cocais com qualidade e humanização”, destacou o secretário.

A prefeita de Piripiri, Jove Oliveira, destacou que o serviço reforça ainda mais a descentralização da assistência médica. “A inauguração de serviços, como esta sala, permite levar serviços de saúde especializados para locais onde antes havia vazios assistenciais. Agora temos um serviço de teleconsultas e telediagnósticos, voltados a um público específico que é a população indígena da região”, disse a gestora.

O projeto Piauí Saúde Digital está presente nas 31 Unidades Básicas de Saúde de Piripiri e no Hospital Regional Chagas Rodrigues. Desde sua implantação, foram realizadas 2.598 consultas, sendo 1.344 com clínico geral e 1.254 de especialidades. Além de consultas, o Piauí Saúde Digital já realizou  3.439 exames.

CLIQUE NO LINK ABAIXO E ENTRE NO NOSSO GRUPO SELETO NO TELEGRAM. RECEBA NOTÍCIAS EXCLUSIVAS E DÊ SUGESTÃO DE PAUTAS. É GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DA FAMÍLIA WALCYVIEIRA.COM

Fonte: Ascom / Foto: Renato Bezerra

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905