Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

HGV. Unidade de AVC faz 1ª trombólise e reverte sintomas de paciente

Publicado

em

A unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, neste domingo (18/06/2023), a primeira trombólise para AVC isquêmico. A paciente, de 76 anos, apresentou uma fraqueza súbita do lado esquerdo do corpo e foi levada para a UPA do bairro Renascença, em Teresina. No local, ela foi atendida, via telessaúde, por um neurologista. Diante do sintomas relatados ao médico, foi solicitada a sua transferência para o HGV, onde a equipe já estava aguardando.

Logo que chegou ao HGV foi avaliada pela equipe e encaminhado para o setor de tomografia. O atendimento foi dentro da janela prevista, que é de 4h30, desde a apresentação dos primeiros sintomas da doença.

“Tivemos hoje o primeiro paciente, para a unidade de AVC, submetido ao tratamento com trombolítico com sucesso e reversão completa dos déficits”, explica o neurologista Frederico Prado.

Todo o deslocamento foi acompanhado através de um sistema de georeferenciamento que funciona como um GPS, permitindo a localização da ambulância em tempo real com a respectiva previsão de chegada.

“Um atendimento totalmente tecnológico que evitou que essa paciente desenvolvesse um quadro de saúde mais grave”, afirma o superintendente de média e alta complexidade, Dirceu Campelo.

Para a neurologista do plantão, Fernanda Castro, a paciente apresentou melhoras 15 minutos após a medicação. “Mas vai continuar internada para acompanhamento”, ressaltou a médica.

A Unidade de AVC agora em junho e possui dez leitos para tratamento da doença.

“É mais uma ação do Programa Saúde em Dia, no qual estamos trabalhando para implantar cada vez mais serviços em nossas unidades de saude”, afirma o secretário estadual da Saúde, Antonio Luiz.

Fonte: Ascom / Repórter: Fátima Oliveira

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905