Siga, Curta, Compartilhe:

Entretenimento

Pedalinho na lagoa é a mais nova atração no Zoobotânico

Publicado

em

Quem foi ao Bioparque Zoobotânico, nesse domingo (05/03/2023), já pôde conferir as novidades do local. O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e da Superintendência de Parcerias e Concessões do Estado (Suparc),  e a concessionária que administra o local inauguraram o passeio de pedalinho no lago do parque.

Participaram da solenidade o secretário de Estado do Meio Ambiente, Daniel Oliveira; o diretor do Bioparque, José Norberto Lopes Campelo; e a superintendente de Parcerias e Concessões do Estado, Monique de Menezes. Visitantes também prestigiaram o evento de inauguração.

Foram investidos R$ 120 mil em equipamentos de ecoturismo e melhorias na estrutura do parque para a realização adequada e segura do passeio. O atrativo poderá ser aproveitado pelo público todos os dias da semana, das 8h às 17h, mediante o pagamento da taxa de R$ 35 por um passeio de 20 minutos. Os visitantes ainda poderão escolher entre duas opções: um pedalinho para dois adultos e uma criança, com limite de carga de 220kg, e outro pedalinho com capacidade para levar quatro pessoas, com limite de 320kg.

Daniel Oliveira destacou a importância de parcerias público-privadas (PPPs) para iniciativas como essa e ressaltou que a tendência é que o bioparque seja cada vez mais frequentado após a inauguração de mais um atrativo. “Hoje, fortalecemos ainda mais a política pública de lazer e ecoturismo, que será repensada e replicada em outras unidades de conservação”, afirmou o gestor.

O secretário do Meio Ambiente acrescentou que o objetivo da Semar, junto ao bioparque e Suparc, e demais parceiros, é de fortalecer o ecoturismo e a integração das famílias teresinenses e piauienses com a natureza, a partir de melhorias como essa.

O casal José Lira Filho e Divana Lira puderam prestigiar a inauguração enquanto passeavam pelo bioparque com a neta. A última vez que estiveram no local foi há muitos anos e após a visita desse domingo, notaram várias melhorias no parque e garantem que voltarão mais vezes, com mais familiares e amigos.

“Estou muito feliz em ver o Zoobotânico bem organizado e prestigiar essa inauguração dos pedalinhos, um passeio muito bom, sem dúvidas”, afirmou José, que ressaltou ainda que o passeio já foi eleito o preferido por sua neta.

“Nossa primeira vez aqui em anos, e estamos adorando, porque o bioparque está muito bonito e organizado. É um espaço muito bacana para a família”, destacou Divana.

Para o diretor do bioparque, trata-se de um momento significativo para Teresina e para o Piauí, uma vez que sua história se confunde com a do parque, a partir da década de 1970. “Essa área sempre serviu toda a comunidade como um espaço de refúgio e integração à natureza. Agora, os pedalinhos se apresentam, principalmente aos mais velhos, como algo que traz uma memória afetiva importante, pois o passeio funcionou por décadas aqui e retorna como uma bela recordação aos piauienses”, disse Norberto Campelo.

Monique de Menezes, gestora da Suparc, destacou que a inauguração já consiste em uma “parceria público-privada de sucesso, trazendo à sociedade de Teresina mais uma opção de lazer ecológico, e que ainda dará mais frutos”.

A iniciativa atende ao cumprimento da meta cinco da Semar, que trata da internalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na administração pública, a partir da promoção de uma vida saudável e bem-estar para todos, em todas as idades (ODS n° 3).

O Bioparque Zoobotânico foi fundado há 50 anos e este ano passou por várias melhorias e revitalizações em sua estrutura e com novos atrativos aos visitantes.

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905