Siga, Curta, Compartilhe:

Entretenimento

Carnaval pode ser oportunidade de conexão com melhoria da saúde mental

Publicado

em

Feriados mais prolongados, como por exemplo, o Carnaval, é a festa em que algumas pessoas enxergam a oportunidade de estarem desacelerando. “As pessoas veem aí a oportunidade, tem um tempo para si próprio, de desestressar, de desacelerar, a grande pedida é essa, porque a gente vive num mundo que tá em constante movimento, velocidade o tempo todo e que nós somos muito cobrados, explica o psicólogo, do Hapvida Notredame Intermédica, Carol Costa Júnior.

Segundo o psicólogo, quando nos referimos a folga estamos falando dessas atividades laborais, por isso não é incomum as pessoas buscarem por lugares mais calmos, mais tranquilos, onde eles vão poder relaxar, ter um momento com a família e isso é imprescindível para a saúde mental.

Carol Costa explica que a idade também influencia na escolha entre agito e tranquilidade no Carnaval. “Os mais jovens naturalmente gostam de algo mais agitado, pois é o momento da vida, momento de novas experiências, momentos do desenvolvimento que você busca muito essa coletividade”, acrescenta o especialista do Hapvida Notredame Intermédica.

CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO WALCYVIEIRA NO WHATSAPP

A busca por um local mais sossegado, um momento onde você pode estar com sua família ou até estar na própria casa também é uma forma de desacelerar e manter o equilíbrio, consequentemente evitando a fadiga mental. “Evita ansiedade, evita estresse. Então, é um dos momentos onde você vai além das férias. É uma opção também de estar conectado com si próprio e não com os afazeres, o corre-corre da vida diária”, afirma.

Aqueles que não vão para a folia e vão permanecer em casa podem usar de algumas táticas para desacelerar e aproveitar o momento dentro da própria casa em atividades que ajudem a relaxar. “Qualquer momento, hoje pelo ritmo de vida que se leva, esse tipo de conexão é extremamente benéfico psicologicamente e isso vai fazer com que você se reconecte com as pessoas”, finaliza o psicólogo.

Dicas:

✅1. Colocar em prática alguns projetos antigos, por exemplo, aquele quarto para arrumar, faxinar gavetas, armários, que também é terapêutico. E se puder fazer isso com a ajuda dos seus, a família, atividades em grupo e jogos em grupo, melhor ainda.

✅2. Com a família, assistir um bom filme juntos, debater sobre aquele filme, é um momento de se reconectar com a família. Oportunidade de fazer leitura coletiva, ao invés de ficar em casa apenas conectado à internet.

Fonte: Ascom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905 - DRT/PI 955