Siga, Curta, Compartilhe:

Entretenimento

Governo lança carnaval massa, sem assédios e com muita alegria

Publicado

em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi), lança no dia 2 de fevereiro, às 8h, a campanha Carnaval Massa 2024, num cortejo que sai da Secretaria de Cultura (Secult), Praça da Bandeira, em direção ao Palácio do Karnak, ao som de uma banda de charanga e a rede de atendimento às mulheres.

Carnaval Massa 2024 chega para garantir uma festa alegre, consciente e livre de assédios. Realizada em parceria com a ação integrada “Ei, mermã, só se eu quiser… #nãoénão!”, a Sempi reforça seu compromisso com a segurança e respeito às mulheres, destacando-se como pioneira na adesão ao movimento nacional “Brasil Sem Misoginia” com o “Piauí Sem Misoginia”. 

A campanha tem como alicerce a Lei de Importunação Sexual (13.718/18), que criminaliza atos libidinosos sem consentimento. Desde setembro de 2018, a legislação vem fortalecendo o combate à importunação, reforçando a importância de respeitar os limites e a integridade das mulheres.

Segundo a Secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, a campanha de Carnaval 2024 focará em combater a misoginia, a importunação sexual e todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres. 

O cronograma de atividades inclui ações no Corso de Zé Pereira de Teresina com um caminhão de conscientização, no dia 3 de fevereiro, bem como a realização de blitz educativa na Rotatória da N. Sª de Fátima, praças como a do Mocambinho e do Dirceu, o Terminal Rodoviário, a Praça do Parque Piauí, e a participação em blocos tradicionais como o Capote da Madrugada, Pinto na Morada, Vaca Atolada, Paçoca, Barão de Itararé e Orelha de Van Gogh. 

Informe Publicitário

A presença em eventos carnavalescos será ampliada aos municípios como União, Água Branca, Floriano, Manoel Emídio, Parnaíba, Piripiri, Uruçuí, Ipiranga do Piauí, entre outros. Durante todos os trajetos, haverá uma equipe psicossocial disponível, com a distribuição de informativos com telefones essenciais para contatar durante as prévias.

A Sempi, segundo a secretária, busca promover os direitos e garantir a segurança das mulheres a fim de fortalecer a luta contra todos os tipos de violência. “Em sua missão transversal, a Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí atua de maneira integrada com a rede de proteção à mulher na capital e municípios, colaborando não apenas com o Governo do Estado, mas também com órgãos institucionais, sociedade civil organizada e demais entidades”, disse.

Durante o Carnaval, a Sempi fortalecerá a divulgação da rede de atendimento:

Protocolo “Ei, mermã”: 0800 000 1673

Polícia Militar do Piauí: 190 

Ouvidoria da Mulher: (86) 99432-6900

Central de Atendimento à Mulher: 180; (61) 9610-0180; (86) 99432-6900

Violação dos Direitos Humanos: 100

Bombeiros: 193

Samu: 192

Ouvidoria da SEMPI: ouvidoria.mulher@sempi.pi.gov.br

Fonte: Ascom / Repórter: Sabrina Luz

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905