Política
Licitações ‘bichadas’ são as principais demandas do TCE
A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) divulgou nessa quarta-feira (14/12/2022) seu relatório de gestão referente ao biênio 2021/2022, apontando atividades e o desempenho alcançado nos últimos dois anos. Em 2021, ao todo, foram 2.610 demandas via Central do Cidadão, sendo distribuídas por assunto, com destaque principal para o assunto “licitação”, com um percentual de 69,31%, se tornando a temática mais demandada. Em 2022, até a data de fechamento do relatório, ingressaram 1.554 demandas, também com destaque para o assunto “licitação”, com um percentual de 65,51%.
A Ouvidoria é um canal democrático de diálogo destinado a disseminar informações e a receber manifestações dos cidadãos, incluindo comunicações de irregularidade, reclamações, sugestões, elogios, pedidos de acesso à informação e pedido de confirmação de existência ou acesso a dados pessoais. A Central do Cidadão é a principal via para esse acesso. Trata-se de um sistema próprio da Ouvidoria do TCE-PI para recebimento de demandas, e suas estatísticas podem ser verificadas de forma simplificada.
Em análise dos resultados do biênio, percebeu-se que no ano de 2021 houve muitas oscilações nos atendimentos em virtude da pandemia da COVID-19 e as atividades serem em teletrabalho, havendo um alto pico de comunicações por meio da Central do Cidadão. Em 2022 houve uma queda significativa, tendo em vista o retorno dos atendimentos presenciais e uma maior interação de Unidades demandadas com a Ouvidoria. Em todos os canais de contato da Ouvidoria (Central do Cidadão, Telefone, WhatsApp e presencial), a maior parte das demandas recebidas teve o objetivo de comunicar indícios de irregularidades em licitações em andamento ou concluídas.
De acordo com as estatísticas mantidas no setor, por meio da Central do Cidadão, no período acumulado de 01/01/2021 a 31/12/2021, por consequência de ações da Ouvidoria, foram republicadas 41 licitações, 17 canceladas e 08 suspensas, totalizando 66 certames, em um montante de R$ 45.650.668,15.
Já em 2022, no período de 01/01/2022 a 14/11/2022 (data de fechamento do relatório), por consequência da ação da Ouvidoria, foram republicadas 51 licitações, 39 canceladas e 07 suspensas, totalizando 97 certames, em um montante de R$ 137.637.292,48.
Com a Ouvidoria, a sociedade dispõe de um valioso instrumento estratégico de gestão, de impacto social amplo e significativo, capaz de ampliar a percepção do sentido de cidadania, oferecendo uma oportunidade de participação ativa do cidadão na missão de controlar a Administração Pública do Estado e dos Municípios piauienses, e contribuir para o aprimoramento dos serviços do TCE-PI.
-
Polícia5 dias atrás
Ladrões agora ‘tão é bonitos’, com as câmeras do Chico Lucas pra todo lado
-
Política7 dias atrás
Câmara dos Deputados: Rafael é personalidade nacional em destaque
-
Geral4 dias atrás
Os ‘mimizentos’ agora infartam! PI lidera crescimento da renda per capita
-
Geral4 dias atrás
Óia aí, big brother nas escolas do Piauí. Sorria você tá sendo filmado!
-
Geral4 dias atrás
Parceria da deputada Cláudia garante atendimento social em Matões
-
Geral8 horas atrás
Ferdinando, Nonatinho e Alex com o ministro Juscelino em Brasília
-
Geral8 horas atrás
Governador Rafael assina Pactos de Políticas Públicas pelo Piauí