Política
Telsirio: ‘Revolução no Agro em THE. 1 milhão de litros de leite por dia’
O pré-candidato a prefeito por Teresina, jornalista Telsirio Alencar projeta em seu programa de governo a criação do banco do leite que será criado para fomentar a produção do chamado ouro branco na zona rural de nossa capital com a perspectiva de produzir cerca de um milhão de litros de leite por dia em Teresina. “A ideia é revolucionária e plausível”, falou quem entende do assunto.
Telsirio Alencar que é jornalista, advogado, professor, poeta e escritor, também foi criador de gado de leite e conhece na prática como fomentar esse tema que alavanca a economia de vários estados brasileiro, a produção de leite e a produção de queijo e outros derivados.
O prefeitável explicou que a cidade de Teresina produz apenas de 50 mil litros de leite por dia, em contrapartida, consome cerca de 600 mil. Com esse déficit enorme, Telsirio disse que vai equacionar essa situação. “Essa é minha praia, vamos criar os mecanismos para estimular o homem rural a ter o seu negócio na porta de casa. O agro é a saída na criação de geração de emprego e renda.”, pontuou Telsirio Alencar.
Alencar lembrou que Teresina possui a maior zona rural entre todas as capitais do nordeste. Ressaltou que em qualquer sítio ou propriedade cabe uma vacaria. “Temos ainda as margens dos dois rios, Parnaíba e Poty, onde se pode plantar capim, cana de açúcar, mandioca e o milho que são os alimentos básicos e fundamentais para quem produzir leite”, disse Telsirio.
O pré-candidato garantiu que aquele sertanejo que não tiver seu pedaço de terra para ser um membro cooperado do banco de leite da PMT, o governo municipal vai dar o terreno das terras do município. “Doaremos o que for possível para fomentar esse projeto revolucionário”, garantiu o homem do Mobiliza.
Telsirio Alencar informou que o plano é a criação de 500 pequenas e médias vacarias, com capacidade de gerar 5 empregos diretos em cada uma, somando um total de 2.500 empregos nessa área. “Além do que, iremos gerar renda e deixar de ser importador de leite, para entrarmos na condição de responsáveis pelo abastecimento do nosso mercado interno”, disse Telsirio.
Experiente na área, Telsirio disse que o cálculo é simples, basta cada vacaria produzir 200 litros de leite por dia, vezes 500 é igual a 1.000.000. “Aqui no Nordeste nós temos o estado do Pernambuco que pratica isso em várias cidades. Em Minas e São Paulo a coisa é astronômica. E em Teresina, nós iremos fazer isso acontecer em dois tempos. Só vai depender do povo”, concluiu Telsirio Alencar.
Fonte: Ascom
-
Polícia2 dias atrás
Retiraram PMs de Matões após derrota da oposição. Só ficaram 3
-
Geral6 dias atrás
Os ‘mimizentos’ agora infartam! PI lidera crescimento da renda per capita
-
Geral12 horas atrás
Pioneirismo do Governo Rafael na Educação faz do PI modelo nacional
-
Geral5 dias atrás
Óia aí, big brother nas escolas do Piauí. Sorria você tá sendo filmado!
-
Geral1 dia atrás
Expoapi deve gerar R$ 300 milhões e atrair 400 mil pessoas
-
Geral2 dias atrás
Ferdinando, Nonatinho e Alex com o ministro Juscelino em Brasília
-
Geral5 dias atrás
Parceria da deputada Cláudia garante atendimento social em Matões
-
Política1 dia atrás
Em São Paulo, deputado Evaldo discute federação do Solidariedade