Geral
Agespisa aprimora treinamento de nova brigada de incêndio em sua sede
A Agespisa, visando aprimorar a capacitação de novos membros para sua brigada de incêndio, promoveu um treinamento nas instalações de sua sede durante o último fim de semana. No total, 49 colaboradores voluntários, incluindo servidores efetivos e terceirizados, receberam habilitação para integrar a equipe.
A ação foi conduzida pela Gerência de Segurança e Medicina no Trabalho da Agespisa (GESMT), em conjunto com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). O treinamento visou preparar os novos brigadistas para atuarem na prevenção e combate a princípios de incêndio, em potenciais cenários de emergência tanto no ambiente de trabalho quanto em outros locais.
As atividades começaram com uma palestra proferida pela psicóloga da empresa, Amparo Silva, abordando o tema “Psicologia das Emergências e Desastres”.
“A discussão girou em torno das intervenções em situações catastróficas. O objetivo é ampliar o número de indivíduos que se recuperam após uma tragédia e agilizar o processo de reconstrução. Fazer a promoção de uma rotina diária e estabelecer uma rede de apoio fazem parte desse processo evolutivo”, explicou a profissional.
Em seguida, Fabian Ferreira, socorrista do Samu, discutiu o “Suporte Básico de Vida” em uma palestra acompanhada de uma demonstração prática. Ele instruiu os colaboradores sobre os procedimentos adequados para prestar assistência a crianças e adultos em situações de parada cardiorrespiratória e obstrução das vias aéreas por objetos estranhos. Os participantes tiveram a oportunidade de praticar as técnicas sob a orientação do socorrista.
O engenheiro Cleto Augusto Barata abordou a segurança contra incêndios e emergências, apresentando conceitos relacionados a fogo e combustíveis, medidas preventivas, dispositivos de proteção ativa, equipamentos de combate ao fogo e classes de incêndio.
Após uma explanação sobre as responsabilidades da brigada pela engenheira de Segurança do Trabalho, Rôzze Cristina Leite, os participantes foram orientados sobre o uso adequado de extintores e mangueiras de incêndio, recebendo instruções detalhadas sobre a manipulação desses dispositivos. Essa etapa do treinamento foi liderada pelo técnico em Segurança do Trabalho Pedro Paulo de Souza.
Vale destacar que a formação de brigadas de incêndio está em conformidade com a norma NBR 14.276/2006 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Fonte: Ascom/Repórter: Afonso Rodrigues
-
Polícia5 dias atrás
Ladrões agora ‘tão é bonitos’, com as câmeras do Chico Lucas pra todo lado
-
Política7 dias atrás
Câmara dos Deputados: Rafael é personalidade nacional em destaque
-
Geral4 dias atrás
Os ‘mimizentos’ agora infartam! PI lidera crescimento da renda per capita
-
Geral3 dias atrás
Óia aí, big brother nas escolas do Piauí. Sorria você tá sendo filmado!
-
Geral3 dias atrás
Parceria da deputada Cláudia garante atendimento social em Matões
-
Geral5 horas atrás
Ferdinando, Nonatinho e Alex com o ministro Juscelino em Brasília
-
Geral5 horas atrás
Governador Rafael assina Pactos de Políticas Públicas pelo Piauí