Siga, Curta, Compartilhe:

Política

Rafael recebe vencedor do Prêmio Luz na Educação (LED), da Rede Globo

Publicado

em

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, recebeu na manhã desta terça-feira (02/05/2023) o grande vencedor do Prêmio do Movimento Luz na Educação, que visa reconhecer práticas inovadoras na educação brasileira. O projeto Educar Nestante, idealizado pelo jornalista Jessé Barbosa, é uma plataforma educacional que visa levar educação a alunos do semiárido piauiense.

A plataforma foi desenvolvida em apoio com o Instituto Ubíqua, da SEDUC, do Fundo Suíço Solidário (Swiss Solidarity) e da Brücke Le Pont. O diferencial da plataforma é a “Sala de Aula invertida”, onde o estudante recebe previamente o conteúdo para estudar antes das aulas, para que o encontro na sala seja de discussão e construção de novos conteúdos. O projeto foi executado em cinco escolas da na zona rural do Piauí e contou com 250 alunos no piloto do projeto.

Jessé Barbosa conta que o projeto partiu da necessidade de ampliar o acesso à educação durante a pandemia e destaca a importância do reconhecimento de projetos que visam levar a educação a locais antes não alcançados.

“O Educar Nestante partiu de uma necessidade durante a pandemia, onde a gente sentiu que as pessoas não tinham acesso a internet e por isso tinham que dividir celular, a mesma família com três pessoas estudando por um celular apenas. Então, desenvolvemos essa plataforma, com apoio do Fundo Suíço Solidário e ela basicamente possibilita que os jovens e adultos estudem em condições com pouco ou nenhum acesso à internet. Além disso, utiliza as quatro metodologias ativas que é a sala de aula invertida, ou seja, o estudante precisa se preparar bem antes da aula, do encontro com o professor, isso faz toda a diferença. Porque a aula deixa de ser um momento para repassar conteúdo e passa a ser um momento de discutir conteúdo. A próxima etapa é tentar ampliar o projeto, fazer com que essa metodologia e esta plataforma ganhe corpo, se espalhe por mais lugares”, explica.

Rafael Fonteles destaca que o uso da tecnologia para levar e melhorar o acesso à educação é uma das metas dessa geração. Ele destaca ainda os projetos de seu governo para melhorar e alinhar a educação profissionalizante e o acesso desses estudantes ao mercado de trabalho.

“É a tecnologia com impacto social, pois nem toda startup tem como finalidade gerar bilhões em lucro, há muitas startups focadas em impacto social como é o caso da Ubíqua com o Educar Nestante. Temos que utilizar a tecnologia como aliada para levar ensino de qualidade nos mais diversos lugares do Piauí e do Brasil. Iremos apresentar, ainda neste mês, um grande programa de cursos profissionalizantes, envolvendo diversas universidades e a SEDUC e, posteriormente, iremos lançar o programa de inserção no mercado de trabalho, com estágio, menor aprendiz e primeiro emprego, levando o mundo do trabalho próximo ao mundo da educação para que de fato o esforço que o estado faz, que as famílias fazem em educar melhor os seus filhos, em dar mais qualidade ao ensino, repercuta de fato na renda dessas famílias com oportunidade de trabalho em linha com as vocações econômicas e produtivas do estado”, finalizou o governador.

Fonte: Ascom / Autor: Bruno Pinheiro

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905