Connect with us
Banner Doação

Política

Dr Pessoa age com pulso firme e exonera secretário ao saber de operação

Publicado

em

O Diário Oficial do Município, desta quinta-feira (24/11/2022), publicou exoneração do secretário Municipal de Juventude de Teresina, Eduardo da Silva Oliveira, o “Draga Alana”, que havia sido abordado, na quarta-feira (23/11), durante a Operação Mandarim, deflagrada pela Polícia Civil para combater o tráfico e drogas.

Mesmo não sendo um dos investigados na operação, “Draga Alana” dirigia um dos carros apreendidos pelos policiais e o caso acabou repercutindo.

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, ao tomar conhecimento, exonerou, imediatamente, o secretário.  “Já demiti desde cedo. A exoneração foi em caráter de urgência. Eu sempre mantive uma postura de integridade e cobro que todos que estão ao meu lado ajam da mesma forma”, justificou o prefeito.

COMO FOI A OPERAÇÃO MANDARIM

A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes – Depre, juntamente com a Polícia Federal, deflagrou, na manhã desta quarta-feira  (23/11/22), a Operação Mandarim para o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão preventiva de indivíduos envolvidos com o tráfico de drogas e associação para o tráfico nas cidades de Teresina-PI e Timon-MA.

A investigação foi iniciada no ano de 2018, com intuito de desarticular grupo criminoso voltado para o tráfico de drogas liderado pela pessoa conhecida no submundo do tráfico de drogas.

No decorrer dos anos, diversas diligências foram realizadas, inclusive culminado com a apreensão de drogas e armas, e na prisão do nacional de iniciasi C. D. C. S, cunhado do referido investigado à época, fato ocorrido em 23.01.2020, quando o citado acabara de chegar de uma viagem ao Estado do Mato Grosso.

C. D. C. S. se encontra com mandado de prisão em aberto.

Outro evento ocorrido em 20.03.2022, que segundo apontam as investigações, está ligado ao grupo criminoso ora investigado, é a apreensão de 145 kg de drogas em um ônibus que vinha também do Estado do Mato Grosso, onde foi preso o nacional de iniciais R. N. R da C., motorista do veículo que não possuía nenhum passageiro. A droga é avaliada em cerca de 10 milhões de reais.

Após essa prisão, a Delegacia de Repressão a Drogas (DRE) da Polícia Federal fez contato com a Depre informando que também tinha um procedimento envolvendo o grupo criminoso ora investigado, bem como que investigações feitas por lá apontavam que a droga apreendida no ônibus conduzido por R. N. R da C. seria de propriedade do investigado chefe da organização criminosa foco da operação de hoje. Assim, a Polícia Federal, através de pedido de cooperação técnica feito pela Depre, realizou a extração dos dados do aparelho celular apreendido com o citado motorista, bem como encaminhou, através de autorização judicial, os relatórios de quebra de sigilo telefônico/telemático produzidos na investigação existente naquela unidade especializada.

Em recente ação da Depre, mais precisamente no dia 09.11.2022, o investigado, juntamente com outro nacional, foram presas em flagrante delito com cerca de 30kg de drogas na zona Sudeste de Teresina-PI, além da apreensão de quatro veículos. A droga apreendida é avaliada em cerca de 2,5 milhões de reais.

Além das apreensões acima, a investigação também apurou crime de lavagem de dinheiro, razão pela qual dez veículos estão sendo sequestrados, além de dois imóveis, bem como bloqueado valores na ordem de até 30 milhões nas contas bancárias de todos os investigados, sejam dos operadores da lavagem ou das pessoas conhecidas como “laranjas”. Três empresas também são alvo de buscas nesta ação, investigadas por fazerem parte do esquema de lavagem de dinheiro do grupo criminoso.

O inquérito policial está fortemente instruído com vasto material probatório, e as buscas e prisões realizadas no dia de hoje irão ajudar, ainda mais, a esclarecer os fatos apurados.

A Depre entende que, ações como a essas, impactam e causam verdadeira “asfixia financeira” no tráfico de drogas, impedindo o crescimento patrimonial dos criminosos e a expansão e fortalecimento de outras atividades ilícitas.

A ação conta com a participação de cerca de 70 policiais, entre policiais civis das mais diversas unidades policiais do Estado, tais como Greco, Polinter, GPE, GPI, DRCI, DECAP E Perícia Contábil da PCPI, além da Polícia Federal, COE/PRF, DA Polícia Civil de Timon (MA), dos Núcleos de Operações com cães da PCPI, PCMA e da Guarda Municipal de Teresina. Nove pessoas foram presas durante a operação. Foi realizado o sequestro de dois imóveis, um em um condomínio de luxo em Teresina e outro no Maranhão. Além disso, 13 veículos de luxo foram sequestrados. 

Política

Vereador do Piauí diz que no município dele tem mais babão do que cidadão

Publicado

em

“Existem os cidadãos, mas existem os babões e tem mais aqui em Murici dos Portelas do que cidadãos”. A frase infeliz contra os mais de nove mil habitantes do município que fica situado a 270 quilômetros de Teresina foi dita pelo presidente da Câmara de Vereadores, Raimundo Nonato de Sousa Pereira, o “Raimundo Mutuca”.

A fala do vereador foi durante a posse de Isabel Cristina (vice alçada ao cargo de prefeita), devido a cassação da prefeita  Francisca das Chagas Correia de Sousa, conhecida como Chaguinha da Saúde, acusada de improbidade administrativa.

No mesmo discurso, “Raimundo Mutuca” disse em alto e bom som que “se morrer um dos três vereadores que fazem oposição a ele, mesmo assim terá sessão na Câmara. Eu não respeito. Agora se morrer um do meu grupo, eu considero; no mais…”.

“Mutuca” não foi encontrado nesta tarde de sábado (03/11/2022) pela reportagem do walcyvieira.com, mas o espaço para sua defesa está em aberto.

Moradores de Murici dos Portela informaram que ele está há 10 anos no cargo de presidente, já tendo até mudado o Regimento Interno da Câmara para continuar no cargo.

Mutuca falando mal dos próprios vereadores. É quebra de decoro?
Continue Lendo

Política

Investe Piauí com ações para desenvolver o Estado. Trabalho, emprego e renda

Publicado

em

Uma reunião marcou o encontro entre empreendedores e dirigentes de entidades do setor privado piauiense e representantes da Investe Piauí para mostrar as ações estratégicas do Governo do Estado voltadas para gerar oportunidades de negócio, trabalho, emprego e renda nas mais diversas áreas.

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, disse aos representantes do setor empresarial do Estado que o plano da agência para desenvolver a economia do Piauí nos próximos anos será focado em três ações estratégicas: melhoria da infraestrutura, investimento em inovação e atração de investimentos.

Segundo ele, essas ações estratégicas serão implementadas pela Investe Piauí por meio de diversos projetos. Um dos primeiros já está em execução. Inaugurada em fevereiro deste ano, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí, em Parnaíba, realizou recentemente sua primeira exportação com todos os procedimentos aduaneiros realizados na própria Área de Despacho Aduaneiro (ADA) da ZPE. Antes, o desembaraço das mercadorias e outros procedimentos eram realizados no Porto de Pecém, no Ceará.

Victor Hugo ressaltou que o início das operações da ZPE do Piauí reduz custos e tempo, e abre enormes possibilidades de novos investimentos e negócios para o Estado. “Já temos 11 projetos de instalação de novas empresas ao Conselho Nacional de Zonas de Processamento de Exportação do Ministério da Economia”, afirmou.

Outro projeto é o Terminal Pesqueiro de Luís Correia, que vai revitalizar um setor de grande importância econômica e social, a partir da atualização dos procedimentos e processos produtivos da cadeia do pescado, que é fonte de renda para milhares de famílias.

Victor Hugo citou também a criação de Parques Empresariais nos municípios-polos. Segundo ele, esse processo terá sua primeira fase nas cidades de Parnaíba, Luís Correia, Piripiri e Picos. “Os parques empresariais irão fortalecer o setor produtivo dos municípios, valorizando os setores locais e definindo uma política de atração de empresas. “Teremos ainda incentivo fiscal, oferta de infraestrutura, capacitação de mão de obra, entre outras ações”, disse.

O presidente da Investe Piauí ressaltou também a criação de um Distrito Tecnológico em Teresina, um centro de estímulo à criação de startups. “Será um ambiente voltado para o surgimento de novas ideias e inovação”, explicou. “Hoje, as startups são as empresas que mais crescem no mundo e precisamos incentivar mais essas inovações. Já temos aqui, inclusive, startups atuando em nível nacional”.

O Distrito Tecnológico de Teresina já está sendo preparado e deverá ficar pronto em abril de 2023. O local, além de abrigar um hub de inovação, será a sede da Investe Piauí, hoje instalada na Secretaria da Fazenda do Piauí.

O encontro foi realizado pelo Sindicato da Construção Civil de Teresina (Siduscon) e Movimento Empreender Piauí (MOVE), e reuniu integrantes de todas as áreas produtivas do Piauí: Centro das Indústrias do Piauí (Ciepi), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), Banco do Nordeste do Brasil e Caixa Econômica Federal (CEF).

O presidente do Sinduscon, Guilherme Fortes, observou que os projetos apresentados por Victor Hugo estão divididos por setores da economia, explorando as potencialidades de cada região. “Foram apontadas diretrizes para onde vai o investimento e vocação de cada região. E, nós, do grupo empresarial, também estamos juntos na missão de descobrir novas oportunidades de negócios”, frisou.

Arthur Feitosa, do MOVE, destacou a iniciativa do Governo do Estado de apresentar projetos viáveis e buscar uma integração maior com os empresários. “Isso mostra que o governo está de portas abertas. Todos nós queremos o desenvolvimento do Estado”, disse. Federico Musso, do Ciepi, frisou que os projetos da Investe Piauí atuam na criação de uma infraestrutura muito importante para o desenvolvimento do setor industrial.

Continue Lendo

Política

Doutor Pessoa mete a caneta e demite 5 da administração direta

Publicado

em

O Diário Oficial do Município publicou, nesta quinta-feira (01/12/2022), portarias de exoneração de cinco membros da gestão municipal de Teresina. Na mesma publicação já foram publicadas as portarias de nomeações dos substitutos. As mudanças fazem parte de estratégias já anunciadas pelo prefeito Doutor Pessoa.

Veja abaixo os nomes:

EXONERADOS

Marcelo Martins Eulálio: Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo;

Lenora Conceição Lopes Campelo Vieira: Secretária Executiva da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo;

Maria do Socorro Bento Neta:  Secretária Municipal de Economia Solidária de Teresina;

Adiel Rodrigues Brito: Assessor Técnico da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas;

Victor Nagiphy Albano de Oliveira: Superintendente Executivo da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD NORTE). 

NOMEADOS

José Iran Paiva Felinto Filho: Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo;

Robson de Andrade Nunes: Secretário Executiva da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo;

Maura Sobreira Assunção: Secretária Municipal de Economia Solidária de Teresina;

Adiel Rodrigues Brito: Secretário Executivo da Secretaria Municipal de Economia Solidária de Teresina;

Ademar da Silva Canabrava Junior: Superintendente Executivo da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD NORTE).

Continue Lendo
Publicidade

MAIS LIDAS

Copyright - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905