Connect with us
Banner Doação

Política

Vereador de Timon busca alternativas para tentar paralisar a gestão municipal

Publicado

em

“Um homem determinado a atrapalhar o desenvolvimento de Timon”.  O nome dele é Ulisses Waquim, vereador, líder da oposição na Câmara Municipal, filho da ex-prefeita Socorro Waquim. Derrotado na votação “ainda da LOA (Lei Orçamentária Anual)”, o vereador continua inconformado e na quinta-feira passada, dia 26/05, bateu a porta do TCE (Tribunal de Contas do Estado do Maranhão), tentando fazer com que o TCE interfira na decisão da Casa do Povo.

O parlamentar timonense estaria insatisfeito com a dinâmica de resultados e avanços da atual gestão liderada pela prefeita Dinair Veloso. Ulisses Waquim é apontado como sendo responsável por uma oposição desconstrutiva e inconsequente na Câmara Municipal, tentando impedir realizações na cidade. O vereador formalizou uma reclamação no Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, alegndo supostas  (TCE-MA), para formalizar supostas irregularidades na votação da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Tal postura do parlamentar não condiz com a atuação de um representante preocupado em solucionar os problemas da cidade. A Prefeitura Municipal de Timon tem dado andamento a uma série de investimentos nas áreas da infraestrutura, saneamento, pavimentação e limpeza urbana. O conjunto de ações como operações tapa-buraco, recapeamento de vias, asfaltamento, calçamento e limpeza de áreas e equipamentos públicos só passaram a ser possíveis após a aprovação e sanção da Lei Orçamentária que está em execução no município e não apresenta vícios que justifiquem sua revogação.

Lembramos que até a aprovação da LOA 2022 diversos embates foram travados na Câmara Municipal, envolvendo inclusive o Poder Judiciário. A bancada de oposição tentou de forma insistente barrar a implementação de políticas essenciais para a população garantidas a partir da Lei Orçamentária, que deveria ter sido aprovada até o final do ano passado, mas teve sua tramitação arrastada até o mês de março deste ano.

O vereador Ulisses Waquim assume um papel reprovável ao tentar barrar as ações do Poder Executivo. “Na prática as medidas tomadas pela administração municipal visam o bem comum, logo quem se posiciona contra esse objetivo se faz adversário do povo timonense”, observa o também vereador Jair Mayner.

”Respeitamos a atribuição constitucional de todos os órgãos de controle, mas repudiamos qualquer tentativa, mesmo que isolada, de criação de entraves ao poder público municipal”, fala o líder da bancada governista, Ivan do Saborear.

Ao vereadores PA e Celso Tacoane também falaram em plenário repudiando a tentativa de travar a gestão da prefeita Dinair. “Sem a Lei Orçamentária em vigor, a prefeitura não terá previsão de gastos na melhoria da vida do timonenses. O s reajustes salariais não poderão ser dados; o município não terá como aplicar recursos em quase todas as áreas”, fala Ivan do Saborear, finalizando ao dizer que “aquele que é contra a LOA, também é  ontra o povo de Timon”.

PALAVRA DE ULISSES

Na tribuna, na sessão desta segunda-feira (30/05), o filho da ex-prefeita Socorro Waquim, disse que está fazendo apenas o papel dele.

Política

SEAB aponta Parnarama como excelência em educação

Publicado

em

Segundo lugar geral em proficiência em matemática em todo o Estado do Maranhão, décimo em leitura e oitava colocação no SEAB 2021, com nota de 5.6. No dia em que o prefeito Raimundo Silveira entrega para a comunidade a maior escola pública do país, o município de Parnarama comemora excelentes resultados educacionais.

Os números do SEAB coloca Parnarama como excelência em educação. Todos esses avanços são resultados de muitas ações realizadas pela Prefeitura Municipal em nome do nosso Prefeito Raimundo Silveira e da incansável secretária de Educação Gábia Silveira.

O prefeito Raimundo Silveira, ou Raimundim, como queira, diz que o sucesso é de todos que compõem a educação municipal, que não medem  esforços para uma educação de qualidade e equidade para todos.

Continue Lendo

Política

Dr Pessoa age com pulso firme e exonera secretário ao saber de operação

Publicado

em

O Diário Oficial do Município, desta quinta-feira (24/11/2022), publicou exoneração do secretário Municipal de Juventude de Teresina, Eduardo da Silva Oliveira, o “Draga Alana”, que havia sido abordado, na quarta-feira (23/11), durante a Operação Mandarim, deflagrada pela Polícia Civil para combater o tráfico e drogas.

Mesmo não sendo um dos investigados na operação, “Draga Alana” dirigia um dos carros apreendidos pelos policiais e o caso acabou repercutindo.

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, ao tomar conhecimento, exonerou, imediatamente, o secretário.  “Já demiti desde cedo. A exoneração foi em caráter de urgência. Eu sempre mantive uma postura de integridade e cobro que todos que estão ao meu lado ajam da mesma forma”, justificou o prefeito.

COMO FOI A OPERAÇÃO MANDARIM

A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes – Depre, juntamente com a Polícia Federal, deflagrou, na manhã desta quarta-feira  (23/11/22), a Operação Mandarim para o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão preventiva de indivíduos envolvidos com o tráfico de drogas e associação para o tráfico nas cidades de Teresina-PI e Timon-MA.

A investigação foi iniciada no ano de 2018, com intuito de desarticular grupo criminoso voltado para o tráfico de drogas liderado pela pessoa conhecida no submundo do tráfico de drogas.

No decorrer dos anos, diversas diligências foram realizadas, inclusive culminado com a apreensão de drogas e armas, e na prisão do nacional de iniciasi C. D. C. S, cunhado do referido investigado à época, fato ocorrido em 23.01.2020, quando o citado acabara de chegar de uma viagem ao Estado do Mato Grosso.

C. D. C. S. se encontra com mandado de prisão em aberto.

Outro evento ocorrido em 20.03.2022, que segundo apontam as investigações, está ligado ao grupo criminoso ora investigado, é a apreensão de 145 kg de drogas em um ônibus que vinha também do Estado do Mato Grosso, onde foi preso o nacional de iniciais R. N. R da C., motorista do veículo que não possuía nenhum passageiro. A droga é avaliada em cerca de 10 milhões de reais.

Após essa prisão, a Delegacia de Repressão a Drogas (DRE) da Polícia Federal fez contato com a Depre informando que também tinha um procedimento envolvendo o grupo criminoso ora investigado, bem como que investigações feitas por lá apontavam que a droga apreendida no ônibus conduzido por R. N. R da C. seria de propriedade do investigado chefe da organização criminosa foco da operação de hoje. Assim, a Polícia Federal, através de pedido de cooperação técnica feito pela Depre, realizou a extração dos dados do aparelho celular apreendido com o citado motorista, bem como encaminhou, através de autorização judicial, os relatórios de quebra de sigilo telefônico/telemático produzidos na investigação existente naquela unidade especializada.

Em recente ação da Depre, mais precisamente no dia 09.11.2022, o investigado, juntamente com outro nacional, foram presas em flagrante delito com cerca de 30kg de drogas na zona Sudeste de Teresina-PI, além da apreensão de quatro veículos. A droga apreendida é avaliada em cerca de 2,5 milhões de reais.

Além das apreensões acima, a investigação também apurou crime de lavagem de dinheiro, razão pela qual dez veículos estão sendo sequestrados, além de dois imóveis, bem como bloqueado valores na ordem de até 30 milhões nas contas bancárias de todos os investigados, sejam dos operadores da lavagem ou das pessoas conhecidas como “laranjas”. Três empresas também são alvo de buscas nesta ação, investigadas por fazerem parte do esquema de lavagem de dinheiro do grupo criminoso.

O inquérito policial está fortemente instruído com vasto material probatório, e as buscas e prisões realizadas no dia de hoje irão ajudar, ainda mais, a esclarecer os fatos apurados.

A Depre entende que, ações como a essas, impactam e causam verdadeira “asfixia financeira” no tráfico de drogas, impedindo o crescimento patrimonial dos criminosos e a expansão e fortalecimento de outras atividades ilícitas.

A ação conta com a participação de cerca de 70 policiais, entre policiais civis das mais diversas unidades policiais do Estado, tais como Greco, Polinter, GPE, GPI, DRCI, DECAP E Perícia Contábil da PCPI, além da Polícia Federal, COE/PRF, DA Polícia Civil de Timon (MA), dos Núcleos de Operações com cães da PCPI, PCMA e da Guarda Municipal de Teresina. Nove pessoas foram presas durante a operação. Foi realizado o sequestro de dois imóveis, um em um condomínio de luxo em Teresina e outro no Maranhão. Além disso, 13 veículos de luxo foram sequestrados. 

Continue Lendo

Política

Educação de Timon volta a ser premiada. É de excelência!

Publicado

em

A educação de Timon sendo mais uma vez exaltada no Maranhão! Dos 18 Prêmios Escola Digna entregues pelo Governo do Estado, seis foram para Timon, sendo: 3 para o 2° ano, 2 para o 5° ano e 1 para o 9° ano. Diversos feitos inéditos para o município.

Os prêmios foram entregues às escolas que se destacaram no desempenho durante o ano de 2021. No total, cinco escolas levaram seis prêmios, totalizando R$ 280 mil.

Mais uma vez a gestão pública municipal de Timon comemora o excelente resultado da educação na certeza que segue no caminho certo.

A prefeita Dinair Veloso aproveitou para parabenizar a todos os profissionais que se empenharam para que isso fosse possível. “Seguimos investindo na qualidade das nossas escolas e nos nossos profissionais para que os alunos de Timon possam ter um futuro brilhante”, finaliza.

Continue Lendo
Publicidade

MAIS LIDAS

Copyright - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905