Siga, Curta, Compartilhe:

Polícia

‘Cidade dos Banguelas’ provocou operação da PF em 4 municípios do Maranhão

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou, nesta manhã de quinta-feira (02/03/2023), a Operação Tira-Dentes nos municípios de Pedreiras, Bacabal, Lago do Junco e Lago dos Rodrigues, no Maranhão. As investigações desarticulam um grupo criminoso responsável pela inserção de dados manipulados nos sistemas do SUS, visando a elevação do teto de repasses de recursos federais para o município.

O trabalho dos federais em conjunto com a Controladoria Geral da União iniciou a partir da informação de que em Pedreiras seria ‘a terra dos banguelas’. O município possui apenas 39 mil habitantes, teria informado, em 2021, a realização de mais de 540 mil extrações dentárias, o que equivale a extração de 14 (catorze) dentes de cada morador do município.

As investigações apontam que a maioria dos recursos para as supostas extrações dentárias, por exemplo, são oriundos de emendas parlamentares do orçamento secreto, desviados através de de pagamentos superfaturados em contratações eivadas de fraudes.

A Polícia Federal cumpriu onze mandados de busca e apreensão e bloqueou bens avaliados em R$ 1,8 milhões de reais dos investigados, que ainda não tiveram seus nomes revelados. Eles deverão responder pelos crimes de fraude em licitação, superfaturamento contratual, peculato, lavagem de dinheiro e associação para o crime.

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905