Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Hospital Infantil amplia exame de tomografia para toda a rede SUS

Publicado

em

O Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP) expandiu a oferta de exames de tomografia computadorizada para toda a rede SUS do Piauí. Antes, apenas crianças e adolescentes atendidos no hospital tinham acesso ao procedimento.  A unidade de saúde dispõe de equipamento de última geração.

“Em junho de 2023, por meio de convênio com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o HILP passa a ofertar a maioria dos exames de tomografia computadorizada para pacientes ambulatoriais em todo o Piauí, contribuindo para uma melhora no diagnóstico médico a nível ambulatorial da população pediátrica”, explica o diretor-geral do HILP, Ribamar Bandeira.

O médico radiologista Tadeu Silveira explica que o exame de tomografia computadorizada é um procedimento não invasivo, responsável por produzir imagens de excelente qualidade dos órgãos internos e diagnosticar diversas doenças potencialmente graves.

“É um exame mais detalhado do que uma radiografia comum. É utilizado para o estudo de várias partes do corpo, diagnosticando diversas patologias, sendo fundamental para a assistência médica do HILP, que é o hospital de referência terciária para população pediátrica do Piauí. É o único hospital público do estado que também oferta exames de raio-x e radiologia contrastada em nível ambulatorial para crianças e adolescentes”, afirma o médico.

No Hospital Infantil são oferecidos diversos tipos de tomografia: crânio, mastóide, seios da face, pescoço, tórax, abdome, pelve, bacia, articular, entre outros. Os exames em nível ambulatorial precisam ser agendados previamente. Caso o paciente já tenha feito alguma tomografia, é recomendável levá-la ao hospital para comparação.

“É por meio desse tipo de exame que se descobre, por exemplo, tumores, lesões ou fraturas. Isso traz facilidade para o diagnóstico do paciente, com identificação correta do local acometido e cirurgias menos invasivas”, afirma o superintendente de média e alta complexidade da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), Dirceu Campelo.

CLIQUE NO LINK ABAIXO E ENTRE NO NOSSO GRUPO SELETO NO TELEGRAM. RECEBA NOTÍCIAS EXCLUSIVAS E DÊ SUGESTÃO DE PAUTAS. É GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DA FAMÍLIA WALCYVIEIRA.COM

Só este ano, o HILP já realizou mais de mil exames. “E esperamos aumentar o quantitativo mensal com o início da oferta de exames em nível ambulatorial, após o convênio com a FMS”, ressalta o secretário de saúde, Antonio Luiz.

Fonte: Ascom / Repórter: Cláudia Bezerra

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905