Geral
Gestores da Rede Municipal avaliam Projeto Alfabetiza Teresina

Gestores da Rede Municipal de Ensino de Teresina que atuam com alunos do Ciclo de Alfabetização (II Período, 1º e 2º ano do Ensino Fundamental) participaram na manhã desta terça-feira (28) do primeiro encontro do ano do Projeto Alfabetiza Teresina, no Centro de Formação Odilon Nunes (CEFOR), zona Norte de Teresina.
Criado pela Prefeitura de Teresina e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) em parceria com as escolas, o Projeto Alfabetiza Teresina visa facilitar o acesso à aprendizagem da leitura e da escrita por meio de atividades lúdicas e cheias de aprendizados. A culminância do Projeto acontece anualmente com a realização do Piquenique Literário, momento em que as crianças socializam com a comunidade escolar e extraescolar o desempenho das habilidades desenvolvidas durante o processo de alfabetização, por meio dos projetos de leitura.
“Hoje é o primeiro evento do ano de pactuação de alfabetização com os gestores da educação infantil de Teresina. Tudo o que fazemos é em prol da melhoria dos índices de aprendizagem dos alunos e o Alfabetiza Teresina é um dos exemplos disso”, diz o secretário executivo de Ensino da Semec, professor Reinaldo Ximenes.
“Um projeto que se consolida dia após dia, objetivando a alfabetização de nossas crianças na idade certa. Temos muito o que comemorar com os resultados alcançados até aqui e trabalharemos para melhorar ainda mais”, afirma o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso.
Os gestores receberam informações sobre os níveis de leitura e escrita dos alunos ao longo dos últimos quatro anos e os desafios e metas a serem cumpridos em 2023. Também foram orientados sobre o Tempo de Aprender, programa do Governo Federal em parceria com as Redes Municipais de Ensino que tem como objetivo melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do país.
Na oportunidade, foi feito o lançamento do concurso Lê Teresina, que tem por finalidade oportunizar experiências para o desenvolvimento e aprimoramento da linguagem oral, a partir da prática de diversas leituras, de modo a possibilitar a formação de leitores e escritores do Ciclo de Alfabetização.
“As unidades de ensino deverão desenvolver projetos de leitura nas turmas do Ciclo de Alfabetização para estarem aptas a se inscreverem no concurso. Cada escola pode inscrever até um aluno de cada ano escolar do ciclo de alfabetização para a etapa final. Serão premiados com dinheiro, tablets e menção honrosa os três primeiros colocados, além dos professores e as unidades de ensino”, explica Pedrina Daiane, coordenadora de Alfabetização da Semec.
Fonte: Ascom Semec
-
Polícia4 meses atrás
Estupro de vulnerável dentro da UPA de Timon. Tá demais, governador!
-
Política5 meses atrás
Escândalo no Alaríco Pacheco, em Timon. ‘Você veio se tratar indicada por quem?’
-
Polícia4 dias atrás
Homem surta, PMs são acionados, fazem pouco caso e ele some
-
Polícia3 meses atrás
Turistas morreram na praia por causa de som alto. Já tem 2 presos
-
Polícia6 meses atrás
‘Caso lágrimas de Shiva’. Câmara de Pastos Bons manda o caso para Comissão de Ética
-
Polícia10 meses atrás
Laudo aponta que criança morta em ritual de umbanda não estava grávida
-
Polícia6 meses atrás
URGENTE. 90 presos do PCC tentam fuga na Casa de Custódia
-
Política6 meses atrás
Buriti Bravo. Juíza dá despacho sugerindo que ex prefeito devolva o dinheiro