Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Pré-Conferência Municipal de Saúde elege 160 delegados e suplentes em Timon

Publicado

em

A quadra de esportes da Fundação Cidadania ficou lotada, nesta sexta-feira (3), para a eleição dos delegados e suplentes que irão atuar na 14ª Conferência Municipal de Saúde de Timon.  

Muito participativa, a Pré- Conferência realizada hoje   reuniu usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores, gestores e prestadores de serviço da rede de saúde municipal e estadual. Ao todo, 160 delegados e suplentes foram eleitos. O evento foi aberto com palestra de Rita Porto que abordou o tema Controle Social na Gestão do SUS.

O coordenador da 14ª Conferência, Luís José, explica que os delegados e suplentes eleitos hoje irão discutir diretrizes e políticas de saúde que precisam ser adotadas  e renovadas no município. 

“Os delegados terão voz e voto  na Conferência.  Eles discutirão  os temas da Conferência que tem como tema central Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia- Amanhã Vai Ser Outro Dia.  Entre os eixos temáticos, estão: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; e Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia. Na Conferência a plenária será dividida em quatro grupos de trabalho, onde cada grupo irá elaborar suas propostas e apresentar na plenária final. A plenária final ira aprovar e encaminhar as propostas”, explica Luís José. Na oportunidade, serão eleitos os novos membros do Conselho Municipal de Saúde – biênio 2023/2025.

O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, destaca que fortalecer a rede de atendimento de saúde  e busca pactuações é interesse de todos. O gestor ressalta que antes da Pré-Conferência, foram realizadas plenárias em povoados da zona rural e urbana.

“Estivemos nos povoados Cão Açú e Campo Grande também ouvindo a zona Rural, Agradecemos a participação dos usuários, entidades ,gestores do município e do Estado, como a UPA e o Hospital Regional Alarico Pacheco. Juntos, vamos fortalecer a rede de saúde”, declarou o secretário.

Fonte: Ascom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905