Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Experiência do IICA vai contribuir para o MDS reconstruir programas sociais no meio rural

Publicado

em

Acooperação internacional e a integração entre diferentes áreas são meios para atingir o objetivo traçado pelo presidente Lula de tirar o Brasil do Mapa da Fome. Em busca de fortalecer essas parcerias, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, se reuniu com a equipe do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) nesta quinta-feira (26.01).

“O IICA é um parceiro do Brasil e do MDS, focado na área da agricultura. Um trabalho de avaliação, de monitoramento, de acompanhamento. Além disso, tem parceria com outros ministérios, com quem também devemos trabalhar integrados”, destacou o ministro.

Um dos programas em reconstrução no MDS, o Cisternas, que leva segurança hídrica às regiões do semiárido, pode ter a cooperação do IICA, assim como outras iniciativas. “Agora temos em andamento uma pesquisa voltada para a área de cisternas. Também o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) casado com outros programas, com os estados e comunidades brasileiras”, pontuou Wellington Dias.

“Estamos buscando integrar o social, o ambiental e o econômico. É um caminho que o presidente Lula quer trabalhar para que a gente possa ter bons resultados”, prosseguiu o ministro.

Com 80 anos de história, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) é o organismo especializado em agricultura do Sistema Interamericano. Apoia os esforços dos 34 Estados membros pelo desenvolvimento agrícola e pelo bem-estar rural.

“O IICA está decido a acompanhar a gestão do ministério e a administração Lula, entendendo que sem água não há agricultura, sem agricultura não há desenvolvimento sustentável. Sempre tentando dar o protagonismo aos grupos vulneráveis nas zonas rurais. Estamos muito contentes de acompanhar a gestão do ministro”, afirmou Manuel Otero, diretor-geral do IICA.

O Instituto trata de temas como tecnologia e inovação para a agricultura, sanidade agropecuária e inocuidade dos alimentos, comércio agropecuário internacional, agricultura familiar, desenvolvimento rural, gestão dos recursos naturais e bioeconomia.

Também participaram da reunião a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal, e o assessor internacional Renato Godinho, ambos pelo MDS. Jorge Wertheim, Gabriel Delgado, Fernando Camargo e Humberto de Oliveira foram os demais representantes do IICA presentes no encontro.

Fonte : Ascom – MDS

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905