Geral
Vara Única de Jaicós zera processos com movimentação superior a 44 dias
A Vara Única de Jaicós (no Piauí), que tem como juiz titular Antônio Genival Pereira de Sousa, conseguiu, de forma inédita, zerar todos os processos com movimentação superior a 44 dias na plataforma PJE, até o dia 07 de dezembro. Segundo o relatório disponibilizado no site do TJPI em números.
Os dados apresentados pela Vara também mostram que o índice de atendimento à demanda é de 136,84%, com 858 processos baixados e o ingresso de 627 novos processos. O Índice de atendimento à demanda é um dos indicadores de desempenho utilizado pelo Conselho Nacional de Justiça( CNJ) para avaliar a capacidade do Poder Judiciário de dar vazão aos processos em relação ao número de novos casos apresentados no mesmo período; considerando como resultado positivo quando o indicador atinge percentual igual ou superior a 100%.
No memorando, que consta os dados, revela como a Vara de Jaicós conseguiu o feito usando a metodologia Getting Things Done (GTD) que tem por objetivo elevar a produtividade obedecendo a cinco fases: 1-capturar ou coletar; 2-processar ou esclarecer; 3-organizar; 4-refletir ou processar e a 5-fazer ou engajar.
O magistrado explica como conseguiu o feito “Em nossa rotina, capturamos ou coletamos a problemática de promover a movimentação de processos sem movimentação há mais de 45 (quarenta e cinco) dias e o aumento do índice de atendimento à demanda a níveis determinados pelo CNJ e TJPI. Na segunda fase, processamos ou esclarecemos que deveríamos promover a celeridade processual desde o seu nascedouro – ingresso do caso novo –, perpassando pelas demais áreas de alocação processual e não ficarmos aguardando a natural marcha processual até, um dia, o processo estar apto à baixa. Na terceira fase, organizamos os afazeres de cada servidor(a) compatível com seu grau de instrução e aptidão de promover dada tarefa, bem como equalizar a força de trabalho. Já na quarta fase, da reflexão (ou revisão), o secretário da Vara Única de Jaicós/PI, acompanhou diariamente a quantidade de processos baixados, se há processos que deveriam, mas ainda não foram baixados por não terem sido cumpridas as disposições sentenciais. Na quinta e última fase (fazer ou engajar), concretizamos o ato-comando de baixar os autos processuais, sendo todos os servidores da unidade orientados ao aludido objetivo, demonstrando-os (mindset – configuração da mente), que aquela atitude, promoverá resultados estatísticos favoráveis à unidade, percepção adequada pelo jurisdicionado e melhoria da qualidade de vida do servidor lotado, vez que um acervo menor gera menor grau de estresse se comparado a um acervo maior” pontuou o juiz.
-
Política7 dias ago
O Cômico, o Trágico e os Ridículos
-
Polícia5 dias ago
Ladrões agora ‘tão é bonitos’, com as câmeras do Chico Lucas pra todo lado
-
Geral7 dias ago
Rafael anuncia concurso gigante com mil vagas na Saúde do Piauí
-
Política6 dias ago
Câmara dos Deputados: Rafael é personalidade nacional em destaque
-
Geral7 dias ago
Óia aí galera do mi mi mi, PI avança e é ouro em transparência pública!
-
Geral4 dias ago
Os ‘mimizentos’ agora infartam! PI lidera crescimento da renda per capita
-
Geral3 dias ago
Óia aí, big brother nas escolas do Piauí. Sorria você tá sendo filmado!
-
Geral3 dias ago
Parceria da deputada Cláudia garante atendimento social em Matões