Geral
Fapepi estimula pesquisa e desenvolvimento de startups no PI
Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapepi), o Piauí conta cada vez mais com empresas classificadas como startups, que são inovadoras e sustentáveis e atuam em áreas estratégicas para o desenvolvimento do estado e que contribuem para consolidar um ecossistema de inovação a nível nacional.
Para isso, a Fapepi lançou o programa Fomento à Inovação e Competitividade no Estado do Piauí (INOVA PIAUÍ) que atendeu a 11 startups com recursos do Tesouro Estadual.
Ademais, no ano de 2019 o Piauí, a Fapepi realizou a parceira com a Finep na execução do programa Centelha, juntando assim com os esforços nacionais no apoio a startups. O programa Tecnova 2 também faz parte da política nacional de desenvolvimento científico e tecnológico do MCTI/FINEP/CNPq visando criar condições favoráveis e apoiar a inovação – por meio de recursos de subvenção econômica – para o crescimento de empresas, com foco no apoio à inovação tecnológica e com o suporte aos parceiros estaduais. Ao todo os programas apoiaram com mais de 5 milhões de reais de recursos destinados ao fomento das startups.
Segundo o diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fapepi, Ciro Gonçalves Sá, todas as propostas submetidas já foram contratadas e a Fapepi nos últimos dois anos qualificou 50 empresas por meio do programa Peiex, Apoiou a criação de 20 startups por meio do programa Centelha e 12 projetos de inovação com risco tecnológico por meio do Tecnova. Ao todo foram mais de 300 projetos analisados e a expectativa para a 2ª edição do programa Centelha Piauí é ultrapassarmos 500 propostas submetidas.
“Foram investidos mais de R$ 5 milhões e a Fapepi procurou executar um novo método organizacional, englobando mudanças significativas nas suas práticas gerenciais internas e externas em prol da otimização dos recursos investidos”, informa, declarando ainda que atualmente, o Piauí possui projetos apoiadas em vários territórios e vários municípios. Podemos dizer que existe a interiorização do apoio. Municípios mais populosos, como Parnaíba e Picos, também possuem projetos apoiados, mas também cidades como Jaicós, possui projetos de startups sendo executados graças a esses programas de apoio”, declara.
-
Polícia2 meses atrás
‘Lágrimas de Shiva’. Vereador de Pastos Bons e moeda falsa pode ter ligação
-
Política1 mês atrás
Escândalo no Alaríco Pacheco, em Timon. ‘Você veio se tratar indicada por quem?’
-
Polícia1 mês atrás
‘Caso lágrimas de Shiva’. Câmara de Pastos Bons manda o caso para Comissão de Ética
-
Polícia3 semanas atrás
Associação criminosa, corrupção de menores. MPE denuncia vereador do MA
-
Polícia2 meses atrás
URGENTE. 90 presos do PCC tentam fuga na Casa de Custódia
-
Política2 meses atrás
Buriti Bravo. Juíza dá despacho sugerindo que ex prefeito devolva o dinheiro
-
Polícia6 meses atrás
Laudo aponta que criança morta em ritual de umbanda não estava grávida
-
Geral2 meses atrás
Piauí lança a carteira digital do Iaspi Saúde. Governo digital tá andando!