Geral
Óia aí, o efeito Rafael no transporte da produção de soja no Piauí
Carreteiros que circulam pela BR-135 e empresários do agronegócio comemoram as novas condições de trafegabilidade da estrada e sobretudo o rebaixamento da Serra do Quilombo, na região de Bom Jesus, no cerrado piauiense. O Governo do Piauí, por meio da Secretaria dos Transportes (Setrans), inaugurou no ano passado as obras de implantação e pavimentação asfáltica de um trecho viário na Serra do Quilombo. A intervenção contribuiu com a redução no número de acidentes e permitiu que a produção agrícola da região seja transportada com mais agilidade e segurança.
A pavimentação asfáltica do trecho foi feita em uma extensão de 1,7 km e liga a BR-135 (Palestina) ao entroncamento com a BR-397 (Transcerrados). No local, foram investidos mais de R$ 16 milhões, oriundos de convênio entre a Setrans e o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).
Pela importância que tem para o carregamento de grãos, não só de Bom Jesus, mas de toda a região do Gurguéia, a obra era bastante aguardada e agora gera resultados positivos, contribuindo para o desenvolvimento da região com o escoamento mais seguro da produção de grãos e de outros produtos. A circulação de veículos de passeio, de ônibus e de pessoas também foi facilitada.
O carreteiro Joselito Pinheiro disse que antes da pavimentação e rebaixamento da Serra do Quilombo a vida para ele era muito sofrida. “Eu descia a Serra do Quilombo me arrepiando, devagar e com medo, porque a ladeira era feia. Vi muita carreta virada aqui nesse trecho com os pneus para cima e teve uma vez que cheguei na hora do acidente. Hoje, este trecho está uma beleza, mais rápido de transportar a carga e com segurança”, pontua o motorista.
Gilberto da Silva Santos, que também é caminhoneiro, afirmou que o rebaixamento da Serra do Quilombo e a pavimentação da BR-135 melhoraram significativamente o transporte de cargas. “A gente tinha muita dificuldade na descida e subida da serra, pois a estrada era muito inclinada, mas agora a pista conta com três faixas de rolamento. Antes dessa obra, a entrega das cargas atrasava bastante, eu e meus colegas passamos muita dificuldade. Com a pavimentação da rodovia, até a questão da segurança melhorou para a gente que não precisa mais ficar esperando um caminhoneiro descer a serra para depois o outro subir”, revela o condutor.
“A condição de trafegabilidade melhorou 100% após o rebaixamento da ladeira, onde as carretas perdiam o freio e aconteciam os acidentes, muitos deles fatais. Hoje, a gente pode comemorar as excelentes condições da BR- 135 e agradeço ao Governo do Piauí pela construção dessas obras que garantem mais segurança para nós caminhoneiros”, disse Maurício Marques, também motorista.
O empresário Gleiber Faria, do setor de insumos agrícolas, afirmou que o Governo do Piauí proporcionou uma melhoria muito significativa para a região do cerrado piauiense com a pavimentação da rodovia e rebaixamento do trecho na Serra do Quilombo. “A questão da logística melhorou bastante, o que também aconteceu na segurança das cargas. Hoje você tem uma certeza que vai sair com suas cargas e elas vão chegar na hora certa nas fazendas. Aquela ladeira era muito complicada, teve várias situações de caminhões quebrarem na subida”, frisa o produtor.
Ele destacou que antes os produtores tinham prejuízo porque não conseguia aplicar o que precisava em tempo hábil.
Fonte: CCom / Repórter: Edmilson Silva / Fotos: Francisco Gilásio
-
Polícia7 dias atrás
Ladrões agora ‘tão é bonitos’, com as câmeras do Chico Lucas pra todo lado
-
Polícia20 horas atrás
Retiraram PMs de Matões após derrota da oposição. Só ficaram 3
-
Geral5 dias atrás
Os ‘mimizentos’ agora infartam! PI lidera crescimento da renda per capita
-
Geral5 dias atrás
Óia aí, big brother nas escolas do Piauí. Sorria você tá sendo filmado!
-
Geral1 dia atrás
Ferdinando, Nonatinho e Alex com o ministro Juscelino em Brasília
-
Geral5 dias atrás
Parceria da deputada Cláudia garante atendimento social em Matões
-
Geral11 horas atrás
Expoapi deve gerar R$ 300 milhões e atrair 400 mil pessoas
-
Política11 horas atrás
Em São Paulo, deputado Evaldo discute federação do Solidariedade