Geral
Piauí inicia vacinação de pessoas com deficiência
No início da manhã deste domingo (21), o Estado do Piauí começou a vacinação contra Covid-19 das pessoas com deficiência. O início foi marcado por uma vacinação simbólica de cinco piauienses, realizada no espaço do Centro Especializado em Reabilitação (Ceir). Inicialmente, serão vacinas as pessoas com deficiência com mais de 60 anos e com alguma comorbidade ou institucionalizadas. A comorbidade deverá ser comprovada por meio de atestado ou laudo médico.
“Nós estamos unidos como Secretaria de Estado da Saúde, Fundação Municipal de Saúde e Secretaria de Estado para a Inclusão da Pessoa com Deficiência, trabalhando para iniciar a vacinação das pessoas com deficiência do nosso estado, garantindo assim os seus direitos de assistência pelo poder público nessa questão da saúde”, falou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Gilberto Albuquerque, explica o papel da instituição nesse processo de vacinação dos deficientes. “Enquanto a Sesapi nos assegura a chegada da vacina, nós garantimos as equipes executoras do processo de imunização da vacinação assim como já estamos fazendo, garantindo a vacina no menor espaço de tempo possível”, explica.
A prioridade de vacinação das pessoas com deficiência contra Covid-19 no Piauí é determinada pela Lei nº l7.486, proposta pelo deputado estadual Franzé Silva, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Wellington Dias.
“O Piauí é o primeiro estado da federação a iniciar a imunização desse grupo. Sabemos que ainda não vamos imunizar todos de uma vez, por isso, pedimos a compreensão e o apoio da população, para que possamos seguir as orientações e dar continuidade a esse trabalho tão importante. Como exemplo dessa importância, podemos citar estudos internacionais que apontam o vírus como dez vezes mais letal em portadores da síndrome de down, então precisamos garantir a saúde desse público”, diz o secretário da Seid, Mauro Eduardo.
O envio das vacinas para o grupo de pessoas com deficiência seguirá a mesma organização que já vem sendo tomada para a distribuição das outras doses da vacina contra Covid-19 no estado. As doses são encaminhadas pelo ministério, a Sesapi recebe, divide e encaminha os imunizante aos municípios que organizam e executam a imunização da sua população, de acordo com as orientações do ministério.
“É uma iniciativa inovadora no estado do Piauí. Foi uma reserva técnica do estado que foi autorizada a usar para vacinar essas pessoas. É um trabalho belíssimo que o governo já executa e agora esse momento especial. Só com a vacina vamos vencer”, apontou o Secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles.
A deputada federal Rejane Dias também esteve presente à cerimônia e pontuou que assegurar a imunização para esse grupo da população piauiense é de suma importância. “Na condição de presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Federa, é preciso reconhecer que vacinar as pessoas com deficiência é assegurar a saúde dessa população. Vamos levar essa experiência para as discussões da comissão e, assim, discutir sobre melhorias nos trabalhos de todo o país”, disse a parlamentar.
“Com o início da vacinação, estamos resgatando uma falha do plano de imunização nacional que acabou deixando as pessoas com deficiência de fora desse início de vacinação em grupos prioritários, agradecemos o esforço e apoio de todos que contribuíram para que essa luta trouxesse frutos positivos para o Piauí”, apontou o deputado estadual Franzé Silva.
-
Polícia2 meses atrás
‘Lágrimas de Shiva’. Vereador de Pastos Bons e moeda falsa pode ter ligação
-
Política1 mês atrás
Escândalo no Alaríco Pacheco, em Timon. ‘Você veio se tratar indicada por quem?’
-
Polícia1 mês atrás
‘Caso lágrimas de Shiva’. Câmara de Pastos Bons manda o caso para Comissão de Ética
-
Polícia3 semanas atrás
Associação criminosa, corrupção de menores. MPE denuncia vereador do MA
-
Polícia2 meses atrás
URGENTE. 90 presos do PCC tentam fuga na Casa de Custódia
-
Política2 meses atrás
Buriti Bravo. Juíza dá despacho sugerindo que ex prefeito devolva o dinheiro
-
Polícia6 meses atrás
Laudo aponta que criança morta em ritual de umbanda não estava grávida
-
Geral2 meses atrás
Piauí lança a carteira digital do Iaspi Saúde. Governo digital tá andando!