Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Atendimentos de AVC no HGV: 94% tiveram êxito. Tão salvando vidas!

Publicado

em

Com apenas quatro meses de inaugurada, a Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital Getúlio Vargas (HGV) já recebeu 79 pacientes, onde 94% dos casos tiveram recuperação exitosa. Os dados são do Relatório do Núcleo Integrador de Avaliação e Vigilância em Saúde (NIAVS), referentes ao período de junho a outubro de 2023.

CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO PORTAL WALCYVIEIRA NO WHATSAPP

Um dos pacientes é o aposentado Gilberto Castro, 67 anos, que recebeu os cuidados da Unidade logo que foi transferido do HUT. Ele conta como tudo aconteceu. “Eu acordei e não estava sentindo as pernas e com dificuldade para falar. Minha esposa chamou imediatamente o SAMU, que me levou para o HUT e logo fui transferido para cá. Agora estou bem, foi tudo muito rápido”, explica o paciente.

A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, ressalta que quanto mais rápido o paciente for atendido, maior são as chances de não apresentar seqüelas. “É importante que as pessoas procurem o mais rápido o atendimento e cheguem à nossa unidade com menos de quatro horas após apresentarem os primeiros sintomas. É importante entender que tempo é vida, quanto mais rápido esse paciente tiver o atendimento adequado, mais chances ele terá de recuperação”, explica a gestora.

A unidade do HGV é a primeira do setor público especializada no tratamento de pacientes vítimas de AVC tipo III do estado. São dez leitos e uma equipe especializada composta por sete neurologistas, sete clínicos gerais, médicos endovasculares, enfermeiras, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

“Essa unidade é fundamental para que possamos oferecer um atendimento de excelência aos pacientes, especialmente em casos mais complexos e de alta gravidade”, explica o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Fonte: Ascom / Repórter: Fátima Oliveira

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905