O Piauí foi o estado do Nordeste que mais investiu, por habitante, na área da saúde em 2019, segundo dados do Conselho Federal de Medicina (CFM). O total aplicado somando as instâncias federal, estadual e municipal foi de R$ 1.139,58 para cada piauiense.
O resultado desses investimentos são as melhorias na oferta de serviços e atendimentos em toda a rede hospitalar do estado, assim como, o reconhecimento que os hospitais vêm conquistando. Duas experiências exitosas ganharam destaque nacional e internacional recentemente. Os hospitais Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, e Justino Luz, em Picos, ambos administrados pela Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), receberam duas premiações importantes para o Piauí, concorrendo com unidades hospitalares de todo o Brasil.
O HGV, maior unidade hospitalar pública do estado, ficou em quarto lugar geral na Gincana Maratona Todos Seguros, realizada com mais 51 hospitais do país. A competição foi uma ação do Projeto Paciente Seguro, promovida pelo Proadi-SUS, do Ministério da Saúde, onde a casa também conquistou o primeiro lugar no quesito realização de cursos para seus colaboradores.
O presidente da Fepiserh, Pablo Santos, comentou o resultado positivo do HGV na gincana. “O Governo do Estado, por meio da sua Fundação Hospitalar, está investindo em estruturação, modernização do parque tecnológico e capacitação de suas equipes, assim como, na segurança do trabalho, assegurando proteção e um ambiente salutar para colaboradores, pacientes e acompanhantes, o que levou a essa posição de destaque neste campeonato do bem realizado pelo Proadi-SUS. Vale ressaltar o grande empenho das equipes do hospital e do diretor Gilberto Albuquerque que foram essenciais para que essa experiência lograsse êxito”, avalia Santos.