Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Fórum lança relatório de avaliação do Plano Municipal de Educação

Publicado

em

Buscando divulgar todos as estratégias de ações definidas durante a Conferência Municipal de Educação, realizada em março deste ano, o Fórum Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Educação lançaram nesta quarta-feira (13), no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, o Relatório de Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME) de Teresina. O documento foi elaborado por representantes de diversas entidades educacionais, que se dedicaram a essa tarefa ao longo de sete meses. Quase 40 pessoas se envolveram nesse processo, buscando informações sobre os 50 indicadores das 20 metas e das 283 estratégias estabelecidas no PME. Esse exercício exigiu um estudo detalhado das metas, compreensão das fórmulas, cálculos de taxa bruta e líquida de matrícula, população residente e muitas outras variáveis.

A solenidade de lançamento contou com a presença do secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, que abriu o evento elogiando o trabalho e a participação de todos os envolvidos na construção do relatório. Ele destacou que o documento irá guiar o futuro da educação em Teresina e no estado do Piauí. “Estamos no caminho certo e com muita responsabilidade para enfrentar os desafios apontados por este relatório”, enfatiza Nouga Cardoso.

O coordenador do Fórum Municipal de Educação de Teresina (FME), professor Francisco Rodrigues, ressaltou que o relatório é resultado de um esforço conjunto de várias entidades ligadas à educação, beneficiando não apenas o município de Teresina, mas também fornecendo um parâmetro para medir o progresso em relação às metas e desenvolver estratégias para alcançá-las integralmente.

A presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Hostiza Machado, salientou que o relatório é apenas o primeiro passo para uma avaliação contínua e garantia efetiva dos direitos educacionais, fornecendo a base para novas proposições que visem aprimorar ainda mais a qualidade da educação.

A Semec participou de todo o evento, destacando a importância do documento que servirá de base para vários municípios do estado do Piauí. O secretário executivo de Ensino da Secretaria, professor Reinaldo Ximenes, agradeceu o apoio de todos os professores e servidores da Semec que se empenharam em colaborar com o Fórum e o Conselho Municipal de Educação. “Sem dúvida, o relatório é fruto de um trabalho de dedicação e profissionalismo de todos. Um documento que irá nortear muitas ações em prol da boa educação”, ressalta.

O evento contou com a presença da representante do Ministério Público, Drª Carrmelina Moura e da secretária Executiva de Gestão da Semec, professora Edileusa Sampaio. Durante a cerimônia, foram entregues cópias do Relatório de Avaliação do Plano Municipal de Educação de Teresina a representantes das entidades presentes, como  a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI), Universidade Federal do Piauí (UFPI),  Sindicatos dos Servidores Municipais, dos Trabalhadores na Educação Básica, Conselho Tutelar, Fundeb, Conselho Escolar, Movimento Interfóruns de Educação Infantil, APAE, AMA, UNIDIME, que teve como representante a secretária de Educação da Cidade de Porto, professora Ivanete Alves, UNCMI, Fórum Piauiense de Educação de Jovens e Adultos, Fórum Piauiense de Educação no Campo,  dentre outras.

Fonte: Ascom Semec

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905