Siga, Curta, Compartilhe:

Cultura

FestLuso presta homenagem ao pioneiro do teatro de bonecos, Afonso Miguel

Publicado

em

O FestLuso Teresina, que celebra quase 15 anos de festival de teatro lusófono, apresenta, pela primeira vez, uma programação dedicada ao teatro de bonecos ou mamulengo, uma das formas mais autênticas de expressão teatral do Nordeste brasileiro e considerado patrimônio imaterial do país. A honra será concedida ao mestre Afonso Miguel Aguiar, um dos precursores do teatro de bonecos no Piauí, que nos deixou em 2019, em Teresina. O evento ocorrerá no Parque da Cidadania, localizado no centro da cidade.

Entre os dias 25 e 27 de agosto, serão apresentados três espetáculos destinados a públicos de todas as idades. Mestre Afonso Miguel, como era carinhosamente conhecido, fundou em 1975 o Teatro de Bonecos Mamulengo Fantochito, dedicando-se à arte por mais de quatro décadas. Ele não apenas confeccionava os bonecos, mas também dirigia as apresentações, que encantaram públicos em diversos estados brasileiros e também na Europa, com apresentações em Portugal, Espanha, Holanda, França e Bélgica. O artista faleceu em 22 de abril de 2019, aos 62 anos.

Um dos espetáculos em destaque no festival é “A Flor do Mamulengo”, apresentado pelo grupo O Mamulengo Água de Cacimba, de Olinda, Pernambuco, no dia 27 de agosto, às 17h30. O grupo se destaca por ter emergido a partir do legado deixado por Afonso Miguel como herança para sua filha, Mariana Acioli. Desde o falecimento de seu pai, Mariana deu continuidade a essa forma artística, unindo atores e marionetes.

Mariana Acioli e Allan de Freitas protagonizam a peça, na qual bonecos e atores compartilham cenas poéticas da vida e do trabalho rural. A narrativa mergulha no cotidiano familiar do vaqueiro Benedito, da agricultora Joaninha e de Dona Prazeres, parteira que presta auxílio ao nascimento do filho do casal. A personagem Dona Prazeres é uma homenagem a Maria dos Prazeres de Souza, parteira e enfermeira obstétrica reconhecida como patrimônio vivo do estado de Pernambuco.

Outra atração no Parque da Cidadania será “O Casamento de Zé Pretinho”, da Cia. Mamularte de Teresina, que acontecerá no dia 25 de agosto, às 17h30. Após um longo período fora de sua cidade natal, Zé Pretinho retorna para casar-se com Mariazinha do Pé Roxo, filha do rico fazendeiro Coronel Zeca Leão. Consciente de sua posição social, Zé Pretinho se esforça ao máximo para agradar ao pai da noiva, que não aprova o casamento. A peça é coordenada e dirigida por Frank Mamu, com manipulação a cargo de Frank Mamu, Gabriel e Antônio (Toin), e a trilha sonora de Gabriel.

O terceiro espetáculo da programação é “As Aventuras de Cassimiro Coco”, apresentado pela Companhia Calunga de Teatro de Bonecos de Teresina. A performance ocorrerá em 26 de agosto, às 17h30. A trama é repleta de dramaturgia atravessada por poesia popular, com rimas e músicas entoadas na entrada e saída dos personagens, como Cassimiro Coco, Rosinha, a cobra, o lutador Rodrigão e outros. Cassimiro é um herói negro e vaqueiro, cujas palavras trazem a sabedoria e as estratégias de sobrevivência do povo nordestino. A obra é dirigida e escrita por Chagas Vale, com manipulação e vozes de Chagas Vale e Talita do Monte.

O legado artístico do mestre Afonso Miguel influenciou gerações de artistas e fascina o público que se encanta por essa expressão teatral, unindo diversas linguagens e técnicas do teatro de bonecos, como mamulengo, ventriloquia, marionetes e bonecos gigantes. Dessa forma, a homenagem a ele se faz não apenas necessária, mas totalmente merecida.

O FestLuso Teresina 2023 oferece uma programação diversificada, composta por diversos espetáculos, shows e oficinas, e acontecerá de 21 a 27 de agosto em Teresina. O evento é promovido pelo Grupo Harém de Teatro e conta com o patrocínio da Equatorial Piauí, através da SIEC, da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí e do Governo do Estado do Piauí. Todas as apresentações são gratuitas, exigindo apenas a doação de um quilo de alimento não perecível para o Programa Mesa Brasil, do Sesc.

Fonte: Ascom/Repórter: Marisa Oliveira

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905