Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Piauí vai ganhar mais 4 centros do Serviço de Verificação de Óbitos

Publicado

em

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), investirá R$ 13 milhões para o fortalecimento do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO). O investimento faz parte do Plano de Expansão de Vigilância em Saúde para o fortalecimento da atenção primária lançado no mês passado, e que contempla a implantação de novas unidades e reformas de espaço físico, compra de equipamentos, mobiliário e aquisição de veículos de transporte do tipo rabecão para o serviço.

As novas unidades serão implantadas nos municípios de Picos, Floriano, Bom Jesus e Parnaíba. A unidade presente em Teresina receberá reforma e ampliação, além de novos equipamentos. Os recursos para a ampliação do serviço são provenientes do Tesouro Estadual e operação de crédito junto ao Banco Mundial. A entrega das obras está prevista para outubro de 2026.

O SVO é o responsável por determinar a causa do óbito, nos casos de morte natural, sem suspeita de violência, com ou sem assistência médica, sem esclarecimento diagnóstico e, principalmente, aqueles por efeito de investigação epidemiológica.

Os dados coletados ajudam os órgãos de gestão da saúde pública a traçar estratégias e preparar políticas de saúde pública baseadas em informações mais qualificadas sobre a mortalidade.

“A implantação dos novos SVOs pelo estado nos permitirá obter informações mais qualificadas sobre a mortalidade, permitindo assim que o estado possa traçar estratégias e políticas de saúde mais resolutivas para o cuidado com os piauienses”, destacou a superintendente de atenção primária à saúde e municípios, Leila Santos.

Fonte: Ascom / Foto: Amanda Santiliana

Clique e Comente

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905