Siga, Curta, Compartilhe:

Entretenimento

Um ‘monte’ de atores famosos vem ao Piauí para a Paixão de Cristo

Publicado

em

A cidade de Floriano, distante cerca de 245 km da capital piauiense, pulsa cultura e religiosidade. A fé de seu povo aliada à força do teatro impulsiona há 28 anos a realização do espetáculo que narra a vida e morte de Jesus Cristo durante a Semana Santa. Sob a organização do Grupo Escalet, a Paixão de Cristo de Floriano se consolidou como uma das maiores encenações do Brasil, atraindo público de diferentes regiões.

Neste ano, a encenação acontece nos dias 7 e 8 de abril, sempre às 20 horas, no Teatro Cidade Cenográfica, com entrada gratuita. O espaço, de 45 mil metros quadrados, conta com cenários monumentais naturais e construídos, além de toda estrutura necessária para receber 5 mil espectadores por apresentação.

“A apresentação da Paixão de Cristo do Piauí começou em meados da década de 1990, quando senti o desejo de revitalizar os autos religiosos através do teatro. Naquela época, reuni o Grupo Escândalo Legalizado de Teatro, ministramos oficinas e seminários e, então, conseguimos selecionar o elenco para a primeira montagem”, lembra César Crispim, autor, diretor e produtor do evento.

O espetáculo foi tomando corpo e proporções cada vez maiores, exigindo que a estrutura do evento também acompanhasse seu crescimento diante do público. Foi quando, nos anos 2000, o Grupo Escalet, num ato de ousadia e esforço coletivo, iniciou a construção do Teatro Cidade Cenográfica, que, no ano seguinte, passou a ser o palco oficial da encenação.

Até mesmo em 2020 e 2021, quando a pandemia de Covid-19 surpreendeu a população mundial, o espetáculo foi realizado, em datas e formato diferentes do tradicional. “Estávamos com o evento todo preparado para 2020, quando todas atividades foram suspensas devido ao coronavírus. Aguardamos e seguimos as orientações das autoridades de saúde e, quando foi possível, realizamos a encenação com transmissão online. Não podíamos deixar de levar uma mensagem de fé aos fiéis, sobretudo em um momento tão conturbado da nossa história”, detalha

Edição 2023

Para a edição 2023 da Paixão de Cristo de Floriano, os preparativos estão a todo vapor. Ao todo, cerca de 350 atores estarão em cena, entre eles o elenco convidado já confirmado: Nívea Maria interpretará Maria; Guilherme Leicam dará vida a Jesus; Nando Rodrigues fará Pilatos; e Roberto Berindelli irá incorporar Caifás.

Em 2022, o teatro que sedia o espetáculo foi reformado pela Secretaria de Estado da Cultura – Secult. O local ganhou novos equipamentos de som e iluminação, os cenários receberam reforma, além de moderna decoração, novos banheiros e um estúdio de gravação.

“A Paixão de Cristo de Floriano já é um evento consolidado na cidade e está provado que nós não podemos mais parar. Estamos dando oportunidade a todas essas pessoas que assistem e que participam diretamente, de ver um espetáculo de qualidade e com grandes emoções”, afirma o secretário da Cultura, Carlos Anchieta.

A Paixão de Cristo de Floriano conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí – Secult.

Fonte: Ascom / Repórter: Gleyca Lima

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905