Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Milicianos e jagunços armados. Um confronto anunciado no MA

Publicado

em

Um derramamento de sangue anunciado. Jagunços. Medo. Milicianos armados procurando proprietário para eliminar. O clima é de muita tensão no município de Benedito Leite, no Maranhão, onde grileiros tentam expulsar os donos de terras na região.

Nesta tarde de domingo (14.01.2024), a reportagem do Portal walcyvieira.com encontrou um dos proprietários refugiado em um barracão (no meio do nada) para tentar salvar a própria vida.

CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO WALCYVIEIRA NO WHATSAPP

CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO WALCYVIEIRA NO WHATSAPP

O fazendeiro localizado pela reportagem se envolveu em um confronto direto com jagunços dos grileiros, no dia 05 de dezembro de 2023. Na ocasião, os grileiros faziam marcação dentro das terras do fazendeiro quando ele apareceu com outros homens. Só não teve um derramamento de sangue porque os grileiros se viram em desvantagem (com menos homens), recuaram, mas, posteriormente, passaram a caçar o fazendeiro para eliminar.

Até a tarde deste domingo (14), o proprietário se encontra na mata, sob a escola de vários amigos, para garantir a própria vida. Ele já procurou a polícia do Maranhão, pedindo socorro. Já contratou advogado para entrar com uma ação de interdito proibitório e já esteve no cartório da vara única de Benedito Leite para assegura que grileiros não entrem no seu patrimônio.

O cartório, teria até lavrado escrituras públicas com vícios, chegando a reconhecer usucapião de imóveis que estão em processo de inventário, em favor dos grileiros.

Pelo menos seis mil hectares de terras os grileiros querem tomar de vários proprietários na região de Espinhos, Catingueiro e Cardoso.

A situação se grava com a presença de milicianos que andam em caminhonetes de um lado para o outro, afrontando os proprietários e fazendo prevalecer o medo.

Das vítimas, apenas um se manifestou, reuniu homens e seguiu para o confronto no dia 05, no que o direito chama de legítima defesa do patrimônio. Mesmo o Estado já tendo sido alertado para a gravidade do problema, o governador Carlos Brandão ainda não tomou uma decisão firme e um derramamento de sangue pode acontecer a qualquer momento.

O município de Benedito Leite fica a 664 quilômetros de São Luís e 433 quilômetros de Teresina. Ele é vizinho do município piauiense de Uruçuí, sendo separado apenas pelo Rio Parnaíba.

Uma parte do jagunços envolvidos na questão é do Piauí e a outra do Maranhão e outros Estados.

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905 - DRT/PI 955