Siga, Curta, Compartilhe:

Política

Em Brasília, Rafael discute os rumos da geração de energia limpa no Piauí

Publicado

em

Cumprindo agenda em Brasília, o governador Rafael Fonteles esteve reunido na tarde desta quarta-feira (03/05/2023) com o ministro de Minas e Energias, Alexandre Silveira e parlamentares da bancada piauiense (foto acima). Na pauta, entendimentos sobre linhas de transmissão, geração de energia limpa, além de leilões de usinas termelétricas e hidrelétricas no Piauí.

O Piauí foi o estado com o maior crescimento na geração de energia eólica no país no ano de 2022, com índice de 24,85%. O desempenho foi quase o dobro da média no país, que alcançou 12,6%. O governador Rafael Fonteles quer aproveitar ainda mais a vocação natural que o estado tem para a atividade e vem empreendendo esforços para impulsionar ainda mais a produção e distribuição de energia renovável. “ O Piauí tem as melhores condições naturais de toda a América do Sul para essa produção. Não à toa tem os maiores números de gigawatts contratados ou em projeto de implantação no Brasil”, pontuou.

No território piauiense estão os maiores parques  de energia eólica e solar da América Latina, localizados nos municípios de Lagoa do Barro do Piauí, Queimada Nova e Dom Inocêncio. O complexo Lagoa dos Ventos possui 230 turbinas eólicas em atividade.

No encontro com o ministro foi discutida ainda a retomada dos leilões das termelétricas e hidrelétricas, bem como o início do novo mercado de geração de energia eólica nas águas marítimas do Piauí. O governador Rafael ressaltou a posição de destaque do Piauí em ambos os temas. ”Tratamos dos leilões das termelétricas e hidrelétricas do estado do Piauí, com viabilidade através da nova legislação aprovada no congresso nacional. E também tratamos desse novo mercado de energia eólica offshore, como está sendo planejado no Ministério de Minas e Energias. Em todas essas pautas o Piauí está muito bem posicionado para aproveitar essa janela de oportunidades de energia limpa. É o que o mundo deseja e o Piauí tem vocação natural, inclusive para o passo seguinte que é o hidrogênio verde”, finalizou o governador.

Fonteles destaca o potencial do Piauí para produção de energia limpa

Fonte: CCom / Repórter: Bruno Pinheiro

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905