Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Olha aí como ‘tá show de bola’ a Nova Maternidade. ‘Já já’ Rafael inaugura!

Publicado

em

A população do Piauí ganhará em julho deste ano uma nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, maior unidade de saúde materno e neonatal de alto risco do estado. As obras já estão com 99%, faltando apenas alguns acabamentos.

O superintendente da Rede de Alta e Média Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde, Dirceu Campelo, realizou uma vistoria nesta terça-feira (13/06/2023) na maternidade. Segundo o gestor, a parte ambulatorial que funcionará a partir de 28 de julho, data marcada para inauguração, está recebendo os móveis e últimos acabamentos.

“No próximo mês vamos entregar aos piauienses a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, que será referência em tratamento das mamães e dos bebês do nosso estado. Na primeira etapa funcionará a parte de ambulatorial e também administrativa. Em outubro, a unidade de saúde atenderá com toda sua capacidade”, destaca.

A lavanderia da maternidade, que já está pronta, terá capacidade de atender a demanda de outros hospitais da rede estadual, que funcionam na capital. No terceiro pavimento, onde será instalada a parte administrativa, o hospital-escola, salas de aula e auditório, os móveis estão em fase de montagem. Para garantir o pleno funcionamento, sem qualquer intercorrência, já estão instalados quatro geradores de 500 watts.

A unidade de saúde contará também com um centro ecumênico, que já está com as obras concluídas. Também já estão prontos os espaços destinados ao banco de leite, almoxarifado, diagnóstico por imagem, gerenciamento de resíduos sólidos, nutrição, tecnologia da informação, central de material e esterilização, serviço de arquivo médico, posto de polícia e uma sala especial para o Serviço Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVVIS).

“Todos esses locais funcionarão na primeira fase de abertura. Pretendemos oferecer todos os serviços que já são disponibilizados na Dona Evangelina Rosa e ampliar a capacidade de atendimento e levar um serviço de acolhimento humanizado para as mamães e o bebês”, lembra Dirceu Campelo.

Em outubro serão abertos os demais serviços da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, que será referência estadual para os cuidados de alto risco. O local contará com 174 leitos de enfermaria; 30 leitos UTI NeoNatal; 30 leitos UTI Neo Intermediária (UCINCO); 15 leitos UCINCA – Canguru; 20 leitos UTI Adulta; 06 leitos de Observação Pronto Atendimento; 12 leitos de quarto PPP, 06 salas do Centro Cirúrgico, totalizando – 293 leitos. Além disso, há 3 salas do Centro de Parto Normal (CPN).

“Para este complexo materno infantil houve um investimento de R$ 175 milhões, desse montante, R$ 129 milhões são recursos do Tesouro e 46 milhões do Orçamento Geral da União. Esta é mais uma grande obra da saúde e um ganho para todos os piauienses, que o governador Rafael Fonteles vai entregar”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.

CLIQUE NO LINK ABAIXO E ENTRE NO NOSSO GRUPO SELETO NO TELEGRAM. RECEBA NOTÍCIAS EXCLUSIVAS E DÊ SUGESTÃO DE PAUTAS. É GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DA FAMÍLIA WALCYVIEIRA.COM

Fonte: Ascom / Repórter: Amanda Dourado

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905