Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Escolar do Mar no PI tem simulador igualzim de Singapura

Publicado

em

A Escola do Mar, inaugurada neste sábado (19/10/2024), em Luís Correia, é a primeira escola de ensino médio do país a possuir o mais avançado simulador de navegação (foto acima). O equipamento, com inspiração em um modelo de Singapura, serve para treinar pessoas e avaliar as condições do Porto de Luís Correia para o ancoramento de navios.

Rafael no simulador de Singapura

O governador Rafael Fonteles testou o equipamento e ressaltou que o simulador tem a melhor tecnologia do Brasil, com capacidade para servir a toda a comunidade. “Nós tivemos, neste ano, no primeiro trimestre, visitando um simulador em Singapura, que tem o segundo maior porto do mundo. Então, seis meses depois, trouxemos o simulador para treinar o transporte aquaviário. Não existe nenhuma escola de ensino médio com um simulador deste nível para capacitar nossa juventude. Vamos fazer um convênio com a Marinha e vamos deixar à disposição de todos que trabalham com navegação. Aqui, vamos ter jovens qualificados para aproveitar as oportunidades que vão surgir”, revela.

Simulador do Piauí

A diretora da Escola do Mar, Lenna Mariela, conta que a implantação desta tecnologia e dos demais equipamentos foi transformadora para a comunidade de Luís Correia. “É de grande importância para a qualificação dos nossos jovens. Todos os cursos são voltados para a área portuária. Atualmente, temos 378 alunos no curso técnico em pesca, portos, segurança do trabalho e logística”, avalia.

Sobre a simulação marítima

Com tecnologia de ponta, o simulador de navegação possui um “ecrã” em escala semelhante a de um navio com diversos modos de visualização. O equipamento possui precisão matemática para definir rotas, visualização de ondas, controle do leme com tempo de resposta de uma embarcação real, ré e demais funções necessárias para o treinamento e avaliação da navegação.

A sala propõe uma imersão com som e imagens que simulam, de fato, a sala de controle de um navio com todas as informações batimétricas, que é a profundidade do oceano e as condições de trafegabilidade para cada embarcação.

O equipamento mostra, por exemplo, o processo de dragagem do Porto Piauí, que já possui 7 metros de profundidade no canal, com expectativa de chegar a até 14 metros, possibilitando o atraque de navios de até 100 mil toneladas. Com a dragagem e o aumento da profundidade do canal, será possível ampliar a pauta de exportação.

INAUGURAÇÃO

O governador Rafael Fonteles e o secretário de Educação, Washington Bandeira, inauguraram neste sábado (19), Dia do Piauí, a Escola do Mar, em Luís Correia. A escola de tempo integral é vocacionada para prover oportunidades para a juventude do município, principalmente com a operacionalização do Porto Piauí. A obra da unidade de ensino teve um investimento de R$ 6.870.560,61.

Fonteles explica que a escola é de grande representatividade para aspectos econômicos e educacionais. “Este é um patrimônio do povo do Piauí, que vai servir a todos os piauienses. E é claro que tinha que estar concentrado aqui em Luís Correia, que é o município que tem o nosso Porto, que estará, em breve, entrando em fase operacional e uma série de oportunidades vão surgir. Muitas profissões que vão estar nesta cadeia produtiva ligada ao porto, especialmente na cadeia produtiva do pescado, terão, portanto, um espaço adequado com laboratórios especializados para essa capacitação na área da economia do mar”, explica o governador.

CLIQUE ABAIXO E LEIA:

O SIMULADOR DE NAVEGAÇÃO NO PIAUÍ FOI INSPIRADO EM SINGAPURA

Fonte: CCom / Repórteres:  Lucrécio Arrais e Edmilson Silva / Fotos: Gabriel Paulino

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905 - DRT/PI 955