Siga, Curta, Compartilhe:

Esportes

Piauí conquista cinco medalhas nas Paralimpíadas Escolares

Publicado

em

A delegação do Piauí conquistou cinco medalhas, uma de prata e quatro de bronze nas Paralimpíadas Escolares 2023, realizada em Brasília nos dias 31 de agosto e 1 de setembro. Com o resultado, os atletas piauienses conseguiram a classificação para a etapa nacional em São Paulo que acontece no período de 27 de novembro a 02 de dezembro.

As medalhas do Piauí vieram com os atletas Pedro Lucas, prata no arremesso de peso; Antônio Carlos da Silva, medalha de bronze no salto em distância; Danilo José que conquistou o bronze nos 1500m e João Pedro bronze nos 800m e nos 150m.

Segundo João Neto, chefe da delegação piauiense, o desempenho  da equipe do Piauí composta por doze membros, entre atletas e dirigentes, foi elogiada por outras delegações. “Tivemos uma competição bastante disputada com a perspectiva de conquistar  cinco medalhas. Apesar de ser a nossa primeira participação, tínhamos essa expectativa bem audaciosa. Outras delegações maiores com 60 membros ficaram bastante surpresa com o fato da nossa delegação ser pequena e conquistar esse resultado. Saímos com a sensação de dever cumprido”, comemorou João.

A secretária dos Esportes do Governo do Estado do Piauí, Josiene Campelo, ressaltou que o esporte paralímpico, além de aspectos relacionados à saúde, ao incentivo e à revelação de novos atletas, têm forte cunho social. “E diante disso, possui especial caráter estratégico na nossa gestão. O esporte é inclusão, e, por isso, fizemos questão de promover o esporte paralímpico, que pela primeira vez participou dos Jogos Escolares Piauienses, e com o maior número de atletas já enviados para as Paralimpíadas Escolares”, disse Josiene.

Danilo José, medalhista de bronze, falou do orgulho pela conquista e apesar das dores nas costas, conseguiu fazer a prova num bom ritmo. “Foi uma prova muito importante para mim, fui representar um grupo de amigos que me apresentaram esse esporte e me apoiaram. O sonho de todo atleta é estar na pista e eu consegui chegar até aqui”, ressaltou Danilo.

Além dos cinco medalhistas, todos os atletas que alcançaram os índices necessários para classificação, também estarão na etapa nacional dos Jogos Paralímpicos Escolares 2023 de São Paulo.

A delegação piauiense teve o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria dos Esportes (Secepi) que contou com a parceria da Federação Estadual das Apaes do Piauí (FEAPAES-PI) e da Secretaria de Educação do Estado(Seduc).

Fonte: Ascom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905