Siga, Curta, Compartilhe:

Cultura

Livro polêmico do piauiense Chico Castro é adotado pela Amazon

Publicado

em

“Médici: O Jardim dos Gafanhotos”. O décimo quarto livro do escritor e poeta piauiense, Chico Castro, foi adotado pela Amazon (especializada internacional em conteúdo digital) e desde o dia 17 de março de 2024 pode ser adquirido em qualquer parte do mundo.

CLIQUE AQUI E COMPRE O LIVRO DO PIAUIENSE CHICO CASTRO

A nova obra de Chico Castro foi pesquisada em parte online em bibliotecas norte-americanas e de forma presencial na Biblioteca Nacional e no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, desde 2016. O autor discorre sobre os anos de chumbo no Brasil, no período compreendido entre 1969-1974. O pesquisador examinou documentos secretos do antigo SNI (Serviço Nacional de Informações) e no acervo dos principais jornais e revistas do país.

A obra está dividida em três capítulos. O primeiro narra a implantação da ditadura militar no Brasil com a deposição do presidente João Goulart, em 1964. Na segunda parte, o historiador aborda a presidência do general Costa e Silva, até seu fim trágico, ao falecer em decorrência de uma trombose cerebral, em fins de 1969.

No terceiro capítulo, o leitor terá a oportunidade de conhecer, em detalhes, a trajetória mais obscura dos militares no poder, que se deu por meio de uma brutal repressão, censura, mortes e desaparecimentos de centenas de cidadãos brasileiros.

A tese, porém, do escritor é bastante polêmica. Apesar da presença dos militares no topo do comando por 21 anos, Chico Castro levanta a curiosa argumentação de que os civis, representantes das forças ocultas e poderosas que controlam o país por detrás da cortina da política, eram e são os verdadeiros donos do poder. “Foi a elite civil assessorada por intelectuais e escritores que abriu os portões dos quartéis”, afirma o jornalista. “Não estou tirando os militares da reta, já que no caso do Médici, o general implantou efetivamente o terrorismo de Estado no país”, conclui.

Chico Castro participou em bienais de livros de Porto Alegre a Manaus, além de já ter lançado algumas de suas obras nas bienais de Havana, Buenos Aires, Santiago e Frankfurt, na Alemanha. Duas grandes universidades norte-americanas já adotaram seu último livro, João Goulart, o Tabu da Ditadura, lançado em 2015 pela editora Nova Aliança, para alunos que se dedicam à história latino-americana.

Texto: Marco Antônio Vilarinho e Walcy Vieira

Clique e Comente

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905 - DRT/PI 955