Geral
Governadora em exercício participa do lançamento da Campanha da Fraternidade
A governadora do Piauí em exercício, Regina Sousa, participou, nesta quinta-feira (18), do lançamento da Campanha da Fraternidade 2021, em Teresina, no Centro Pastoral Paulo VI. Com o tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”, a campanha, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), destaca a ‘negação da ciência’ na pandemia e ‘cultura de violência’ contra mulheres, negros, indígenas e LGBTIQ+.I
Com lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”, a campanha deste ano dá continuidade à temática trabalhada em 2020, sobre cuidado mútuo com as pessoas, voltada ao diálogo para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual, em especial no contexto da política e da pandemia da Covid-19.
Regina Sousa destacou o combate à violência contra a mulher, bem como a necessidade da educação e a não violência nas escolas. “Este ano, como em muitos outros, o tema é muito feliz, que é o cuidado e o diálogo, dando continuidade à campanha do ano passado. Esse diálogo é importante entre as pessoas e entre as instituições para que possamos enfrentar as mazelas, uma delas é a violência e se não nos juntarmos não vamos conseguir combater a violência contra a mulher, o racismo, a homofobia, violência aos indígenas, então são muitas temáticas que incluímos nesse diálogo”, disse a governadora.
O coordenador da campanha em Teresina, padre Leonildo Campelo, ressaltou que essa é um instrumento para a conscientização. “A Campanha da Fraternidade nos leva a refletir para nos falar que somos pontes, que devemos absorver o que tem sido o legado de Jesus Cristo: do que era dividido, ele fez a unidade. Então, a campanha vai chamar atenção nesse sentido, sendo um instrumento de chamada de atenção, evangelização e conscientização de uma sociedade que ainda não está restaurada pelo poder de Deus, vivendo a unidade e respeitando a diversidade”, afirmou o religioso.
Padre Tony Batista, vigário-geral da Arquidiocese de Teresina, também destacou que a campanha é um convite ao diálogo. “É em Teresina, no Brasil, e no mundo inteiro. Estamos vivendo um momento de polarização. Toda hora aparece construtores de muros, de divisões, e nós somos pessoas que seguimos Jesus Cristo e ele quer a unidade. Então, é muito importante que as pessoas de boa vontade divulguem a campanha, provoquemos diálogo, vamos nos tornar cada dia mais construtores de pontes, as pessoas não são inimigas porque pensam diferente. Precisamos do respeito e caminhar juntos, apesar das diferenças”, frisou o padre.
A Campanha da Fraternidade é tradicionalmente realizada pela Igreja Católica, em parceria com instituições cristãs, desde a década de 1960. O texto-base é escrito por membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) e passa pelo aval da direção-geral da CNBB. O lançamento do tema ocorre sempre na Quarta-feira de Cinzas, quando tem início à Quaresma e o assunto é difundido nas celebrações e programações da comunidade religiosa.
-
Política7 dias atrás
O Cômico, o Trágico e os Ridículos
-
Polícia5 dias atrás
Ladrões agora ‘tão é bonitos’, com as câmeras do Chico Lucas pra todo lado
-
Política6 dias atrás
Câmara dos Deputados: Rafael é personalidade nacional em destaque
-
Geral4 dias atrás
Os ‘mimizentos’ agora infartam! PI lidera crescimento da renda per capita
-
Geral3 dias atrás
Óia aí, big brother nas escolas do Piauí. Sorria você tá sendo filmado!
-
Geral3 dias atrás
Parceria da deputada Cláudia garante atendimento social em Matões