Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Tecnologias aumentam produção de cajá em até 5 vezes

Publicado

em

Um projeto tecnológico financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) aumentou em até cinco vezes a produção de cajá em um dos locais onde o projeto foi implantado. Com um sistema de produção feito por pesquisadores da Embrapa Meio Norte, os experimentos realizados em dois sítios e fazendas piauienses tiveram resultados promissores.

No sítio Tuturubá, na zona rural de Teresina, a 26,7 quilômetros do centro da capital piauiense, a produção saltou de 3,4 toneladas em 2021 para 8,1 toneladas até o dia 21 de março deste ano, com a previsão de chegar a 15 até o final da colheita, em maio.

Com investimento de R$ 400 mil, o projeto adotou pacotes tecnológicos diferentes nos dois sítios. Em Teresina, a excelente performance produtiva é devido à fertiirrigação aplicada no pomar. O trabalho executado pelo pesquisador Valdemício Ferreira de Sousa, da Embrapa Meio Norte, na área obedeceu aos critérios técnicos com dosagens de nitrogênio, fósforo e potássio, via água de irrigação e com frequência de aplicação de 20 dias.

CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO WALCYVIEIRA NO WHATSAPP

Já no município de Água Branca, o projeto envolveu a produção de clones de cajazeiras de qualidade superior num experimento com telados, para aparar as cajás que caem dos pés. No sítio Sambaíba, onde o projeto das telas foi implantado, está havendo um aproveitando de 100% da produção. “Sem as telas, as perdas na colheita eram de 40%”, revelou o proprietário do sítio, produtor e engenheiro-agrônomo Júlio César Lopes da Costa.

Clique e Comente

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905 - DRT/PI 955