Connect with us
Banner Doação

Geral

Sesapi intensifica barreiras sanitárias em divisas para prevenir chegada de cepa indiana

Publicado

em

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, esteve reunido, na manhã desta terça-feira (25), com uma equipe técnica da Sesapi que integra o programa Busca Ativa e com o representante do comando da Polícia Militar, tenente-coronel Francisco Ramos, a fim de para discutir estratégias e o reforço de barreiras sanitárias nas divisas do estado. As medidas buscam ampliar o trabalho de detecção e acompanhamento de novos casos, além de ser uma medida diretamente ligada à prevenção da contaminação da cepa indiana, uma vez que um indivíduo com a variante foi identificado no Maranhão, na última semana.

O reforço das barreiras sanitárias, em 25 pontos de divisa entre os estados do Piauí e Maranhão, e na capital Teresina, foi a principal pauta da reunião. As barreiras vêm se mostrando essenciais no enfrentamento à pandemia desde seu início, em abril de 2020, quando se tornaram peças fundamentais na conscientização da população que se desloca pelo estado e a identificação e rastreamento de novos casos da Covid-19 no Piauí.

O secretário Florentino Neto destaca que o objetivo é a intensificação do trabalho das barreiras sanitárias nos pontos essenciais do estado, como divisas, rodoviárias e aeroportos. “Neste momento, o que nos chama mais a atenção, e se mostra como nossa prioridade, é a intensificação das barreiras sanitárias nos limites com o estado do Maranhão. Fizemos uma revisão das 25 barreiras, além das barreiras de Teresina, que atuam nas divisas entre os dois estados. Elas serão reforçadas e trabalharão 24 horas para que possam identificar casos sintomáticos e suspeitos, dando o direcionamento que os protocolos recomendam”, disse o secretário Florentino Neto.

As 25 barreiras que serão reforçadas estão localizadas nos municípios de Ilha Grande; Parnaíba; Gilbués; Santa Filomena; Ribeiro Gonçalves; Uruçuí; Antônio Almeida; Porto Alegre do Piauí; Guadalupe; Jerumenha; Floriano; Amarante; Palmeirais; Nazária; União; Miguel Alves; Porto; Campo Largo do Piauí; Matias Olímpio; Madeiro; Joca Marques; Luzilândia; Joaquim Pires; Murici dos Portelas e Buriti dos Lopes.

O tenente-coronel Francisco Ramos destacou o papel da Polícia Militar, que vem atuando com uma parceria direta nos trabalhos das barreiras. “Vamos intensificar as abordagens nas barreiras, apoiando as equipes do Busca Ativa e dando a garantia que eles executem os seus trabalhos. O principal foco nesse momento serão as barreiras localizadas nas divisas do Maranhão e queremos garantir esse trabalho que tem o foco apenas de garantir a vida dos piauienses”, afirmou.

A coordenadora do Programa Busca Ativa, Dilia Falcão reforça que, neste momento, é essencial o trabalho em conjunto aos municípios, além da cooperação da população, para que as barreiras possam cumprir seu papel de forma efetiva. “Estamos há um ano trabalhando com as barreiras sanitárias e a cooperação da população é de suma importância. Estamos ali para orientar, mas ao mesmo tempo conseguimos identificar precocemente novos casos e dessa forma podemos ter um acompanhamento mais adequado de casos. Caso alguém esteja se deslocando e esteja com sintomas, procure as barreiras sanitárias, dessa forma a população estará ajudando o trabalho de enfrentamento à pandemia e estaremos cada vez mais perto de ganhar a batalha contra a Covid”, declarou.

Continue Lendo
Clique e Comente

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Teresina dará posse aos 10 conselheiros tutelares nesta terça

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) vai promover nesta terça-feira, (29), às 19h, no Palácio da Música, localizado no Centro, a solenidade de posse de 10 conselheiros tutelares, que deverão atuar nas duas novas unidades, que têm previsão de serem inauguradas em janeiro de 2023. As novas unidades de conselhos tutelares serão implementadas nas zonas Leste e Sul.

De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, a posse dos conselheiros e a criação de novas unidades de conselhos tutelares refletem o compromisso com a garantia dos direitos da criança e do adolescente.

“A gestão do Dr. Pessoa é sensível às questões sociais e também às garantias de direitos. Com as crianças e adolescentes, não é diferente. Diante do número populacional e dos recursos que dispomos, serão implementadas mais duas unidades de conselhos tutelares, totalizando sete unidades. O que desafoga a demanda nas duas regiões, zona Leste e Sul, as que mais registram, nos últimos anos, violações de direito”, ressaltou.

Para André Santos, gerente de Direitos Humanos da Semcaspi, os conselheiros tutelares que serão empossados eram os suplentes e agora serão titulares com mandatos de, aproximadamente, dois anos.

“Os conselheiros tutelares vão atuar nos VI e VII conselhos tutelares. Esta ampliação vai contribuir com a proteção da criança e do adolescente, fortalecendo ainda mais a rede de proteção deste público. A iniciativa do Prefeito Dr. Pessoa firma um compromisso firmado, em melhorar o atendimento e ampliar os serviços das unidades socioassistenciais, que apresentavam diversos problemas e que vem sendo sanado de acordo as nossas possibilidades”, destacou.

Continue Lendo

Geral

Covid ‘tá com a macaca’ em Teresina e PMT abre mais 2 postos de vacina

Publicado

em

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) disponibiliza, a partir desta terça-feira (29/11/2022), dois novos pontos para vacinação contra a covid-19: são os terminais do Buenos Aires e Parque Piauí. Os locais funcionarão das 9 às 17h e atenderão adolescentes e adultos, com todas as doses destinadas a cada público.

O objetivo é facilitar o acesso à população que precisa atualizar seu esquema vacinal da covid-19. “Com o aumento dos casos, constatamos um crescimento na demanda por vacina nas Unidades Básicas de Saúde. Por isso, decidimos oferecer novas opções de locais para atender este público”, justifica Emanuelle Dias, coordenadora da campanha em Teresina.

Ela ressalta que os demais pontos seguem em funcionamento, com o Teresina Shopping atendendo os mesmos públicos, de segunda a sexta, das 13h às 17h, e com a vacinação em UBS, às terças e quintas, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O público de crianças de cinco a 11 anos segue sendo imunizado nas UBS Buenos Aires, Parque Brasil, Saci, Monte Castelo, Irmã Dulce, Cidade Jardim, Satélite e Parque Poti, também às terças e quintas.

Aos fins de semana e feriados, a FMS disponibiliza vacina contra a covid-19 para o público em geral a partir dos cinco anos nas UBS Parque Piauí, Porto Alegre, Santa Maria da Codipi, Santa Isabel, Renascença e Alto da Ressurreição. Nestes locais, o funcionamento das salas de vacina é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

“Ressaltamos que na sexta-feira, em função do jogo do Brasil, não teremos atendimento no shopping e nos terminais. Retomamos o atendimento na segunda-feira para os terminais e sábado para o shopping”, informa Emanuelle Dias.

Continue Lendo

Geral

Vai faltar água umas horinhas para melhorar a vida toda no litoral

Publicado

em

A Agespisa vai executar, nesta terça-feira (29), mais uma etapa dos serviços de melhorias e modernização do sistema de captação de água que atende Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia, no litoral do Estado.

A empresa vai substituir dois transformadores de energia elétrica por equipamentos mais potentes. O reforço é necessário para viabilizar o funcionamento de bombas de maior rendimento que serão instaladas no flutuante do sistema de captação.

Serão substituídos dois transformadores de 350 kVA (cada) por um de 1.000 e outro de 500 kVA. Esses equipamentos vão permitir a instalação de três bombas na captação que chegam a 950 cv, em substituição a duas bombas de 250 cv, cada. O valor dos investimentos no sistema de captação é de cerca de meio milhão de reais, com recursos do Governo do Estado e Agespisa.

Para realizar os serviços, será necessário suspender o abastecimento de água, nesta terça-feira (29), das 7h às 17h. A regularização vai ocorrer de forma gradual após a conclusão dos trabalhos.

Nos últimos dias, a Agespisa tem comunicado à população sobre a parada temporária do fornecimento, ressaltando a necessidade de reservar água para o período.

“Após a etapa dos transformadores, vamos programar a instalação das bombas mais potentes. Com esses investimentos, nossa intenção é aumentar em cerca de 60% o volume de água distribuída até o fim do ano, regularizando o abastecimento por meio da operação da Adutora do Litoral. Para o primeiro semestre de 2023, o objetivo é quase dobrar a produção”, destaca o presidente da Agespisa, Leonardo Sousa.

Continue Lendo
Publicidade

MAIS LIDAS

Copyright - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905