Geral
Projeto Educação pela Vida percorre escolas
Com a proposta de salvar vidas por meio de manifestações artísticas e rodas de conversas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza durante toda semana, 2 a 6 de maio, a caravana do Projeto “Educação Pela Vida” com ações nas escolas dos municípios de Esperantina, Porto, Madeiro e Nossa Senhora dos Remédios. Desde 2019, a ação é promovida com o objetivo de trabalhar questões socioemocionais dos estudantes.
O “Educação Pela Vida” trabalha três momentos nas escolas: Arte-Educação, Rede Protetiva e Capacitação com os Comitês de Mediação de Conflito. A ideia surgiu com o objetivo de sensibilizar estudantes, professores e gestores em relação ao tema. A equipe é composta por técnicos da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE), da Gerência de Inclusão e Diversidade (GID) e do Núcleo de Atenção Psicossocial (Nuapsi) e Gerências Regionais de Educação (GREs).
De acordo com a coordenadora do projeto, Adriana Oliveira, esse projeto nasceu Comitê Executivo da Comissão Estadual de Enfrentamento a situações de vulnerabilidade.
“A iniciativa une arte e educação e já atendeu inúmeros estudantes no chão da escola com atividades diferenciadas e a performance do Pescador de Sonhos, personagem que nasceu com o intuito de tratar as questões socioemocionais através da arte”, destaca Adriana.
O personagem Pescador de Sonhos, vivido pelo artista visual Valdsom Braga, provoca nos educandos e profissionais da educação uma viagem para dentro de si mesmo, ao trabalhar as questões socioemocionais por meio da arte.
“Levamos uma mensagem positiva aos estudantes com essas ações, trabalhamos questões relacionadas ao bem-estar e o diálogo como ferramenta para ajudá-los a aflorar o melhor que cada um tem. Sabemos e entendemos que os últimos anos foram difíceis e esse apoio emocional é importante no processo de formação deles. Muito mais que fazer provas e aprender os conteúdos básicos, a escola deve ser esse ambiente de acolhimento”, relata o artista.
A caravana Educação pela Vida viaja com a equipe multiprofissional da 2ª GRE e Equipe da UGIE Seduc. Semana que vem terá outra rota de viagens. Para fazer solicitação para receber a caravana na sua escola entre em contato com sua GRE.
-
Polícia7 dias atrás
Ladrões agora ‘tão é bonitos’, com as câmeras do Chico Lucas pra todo lado
-
Polícia20 horas atrás
Retiraram PMs de Matões após derrota da oposição. Só ficaram 3
-
Geral5 dias atrás
Os ‘mimizentos’ agora infartam! PI lidera crescimento da renda per capita
-
Geral5 dias atrás
Óia aí, big brother nas escolas do Piauí. Sorria você tá sendo filmado!
-
Geral1 dia atrás
Ferdinando, Nonatinho e Alex com o ministro Juscelino em Brasília
-
Geral5 dias atrás
Parceria da deputada Cláudia garante atendimento social em Matões
-
Geral11 horas atrás
Expoapi deve gerar R$ 300 milhões e atrair 400 mil pessoas
-
Política11 horas atrás
Em São Paulo, deputado Evaldo discute federação do Solidariedade